às 11:18:00

Com mais de 20 atrações, EstuDays uniu cultura e diversidade

A programação pelo Dia do Estudante contou com tecnologia, games, livros, cultura pop moda circular e empregabilidade

Com mais de 20 atrações, o Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) viveu a programação do EstuDays 2022, alusiva ao Dia do Estudante e que contou com diversas atividades relacionadas à tecnologia, games, livros e cultura pop. Com tema “Cultura, mundo geek e empregabilidade”, os acadêmicos puderam conhecer uma das maiores coleções de boardgames do Paraná, além de aproximarem-se de hábitos de consumo sustentáveis, por meio da moda circular e ainda conectarem-se ao mundo do trabalho, uma vez que a Feira de Empregabilidade também integrou o evento e trouxe para a IES 16 empresas e entidades em busca de novos talentos.

A Pró-Reitora de Graduação do UNIDEP, professora Ma. Carla Maria Ruedell, avalia que o EstuDays representa uma oportunidade para toda a comunidade acadêmica aproximar-se da cultura nas suas variadas formas. “Nossos alunos, colaboradores e professores tiveram a oportunidade de encontrar literatura, arte, jogos, brincadeiras e, acima de tudo, muita integração, pois conheceram pessoas diferentes, fizeram contatos e desenvolveram-se muito mais do que tecnicamente, mas também como seres humanos com suas habilidades sociais. Por tudo isso, o EstuDays marca a história do UNIDEP, que venham suas próximas edições”, destacou.

A acadêmica do 2º período de Enfermagem, Yasmim Valentini Pereira, destacou a diversidade da programação. “Foi interessante ver essa diversidade e conhecer outros blocos da faculdade. Enquanto uma jovem que ingressou na faculdade recentemente, gostei muito das oportunidades de estágios, porque é bem difícil achá-las facilmente e aqui encontramos muitas opções em um único lugar”, disse.

Para Samuel Bebber, acadêmico do 4º período de Ciências Contábeis, o EstuDays representou  enriquecimento cultural no UNIDEP. “Estamos aqui todos os dias nas atividades de ensino, então termos também cultura, livros e até mesmo a moda, é superimportante para o nosso crescimento pessoal e acadêmico. Eu fico muito feliz em ver essa iniciativa da universidade, de incentivo à cultura, principalmente porque é o Dia do Estudante então é muito especial”, frisou.

A expositora Rosangela Dalla Costa, da Letra Cyber Café, avaliou a participação no evento. “É impressionante o quanto percebe-se o entusiasmo e a vontade que os acadêmicos têm de fazerem parte de momentos como esse, a participação foi grande, foi fantástica. Após a pandemia tivemos um grande número de pessoas, adolescentes e jovens que voltaram a ler, e o EstuDays comprovou isso”, contou.

Esta foi a primeira vez que Maikon Nora, colecionador e idealizador do Mundo Invertido, participou de um evento com tantos exemplares da sua coleção, pois trouxe ao UNIDEP mais de 200 jogos de tabuleiro. “Não levei essa quantidade e diversidade nem quando participei da Campus Party, foi a primeira vez que tirei toda a minha coleção de casa, uma oportunidade que eu nunca tive de mostrar tudo, foi sensacional. Foram dois dias inteiros conversando com alunos e professores, mostrando como muitos jogos fazem parte da cultura, seja do cinema, dos desenhos e seriados. Apresentamos também os primeiros jogos modernos que vieram para o Brasil e jogos clássicos que fizeram diferença e história no mercado nacional”, salientou.

Daniel Brufati, egresso do curso de Psicologia do UNIDEP e analista de Pessoas e Performance da Viafoft, enalteceu a importância da participação na Feira de Carreiras. “O UNIDEP tem vários cursos importantes para nós, como Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Administração e Contabilidade. É sempre bom estarmos aqui mostrando aos alunos que é possível, sim, começar uma carreira desde cedo, sendo um júnior em desenvolvimento ou em atendimento. Estamos aqui buscando talentos que possam somar em nosso time”, enfatizou.  

Atrações

O EstuDays trouxe ao UNIDEP a Estação Gamer promovida pela Coffbox, com Fliperama - Bartop, Super Nintendo, Mega Drive e Master System. A Exposição de Boardgames, promovida pelo Mundo Invertido, contou com mais de 200 jogos de tabuleiro. A programação reservou também uma Feira do Livro, realizada pela Letra Cyber Café; e a Feira de Produtos Culturais com comercialização de vinis e camisetas personalizadas do Brusca Discos e Toti Camisetas.

Houve, ainda, Karaokê organizado pelo Núcleo de Experiência Discente (NED); Desfile de Cosplay; Just Dance realizados pela Genkos; Brechó e Moda Circular com a Maria Julia - Moda Circular e Arte; Feira de Acessórios em Pedras Naturais com a Pulsar Acessórios; Sebo de Livros, Gibis e Mangás com o Zoro Sebo; e Exposições Fotográficas de Vilson Bonetti e Luciana Bicca.

O NED realizou, também, Oficinas de Bem-estar e Criatividade. O Setor de Mobilidade Acadêmica e Internacionalização divulgou os cursos ofertados pela Academia de Idiomas Afya (AIA) e o Núcleo de Inovação e Empreendedorismo fomentou as inscrições para o Startup Garage Sprint, promovido pelo Sebrae/PR.

O Núcleo de Carreiras promoveu a Feira de Carreiras, com a participação da IDS Software, Viasoft, Limber, Instituto de Saúde São Lucas, Hospital Policlínica Pato Branco, Hospital Thereza Mussi, Grupo Plátano (Biocenter), Unimed, Magrass, RHF Talentos, Realize Gestão de Pessoas, CIEE/PR, Sicoob Integrado, Center Supermercados, Sest/Senat e Vibra Agroindústria.

Realização

O EstuDays 2022 foi promovido pelo UNIDEP, por meio da Pró-Reitoria de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização (PROPPEXII), Núcleo de Carreiras, Núcleo de Experiência Discente (NED) e Agência Experimental de Comunicação (AÊ!), com apoio do Zoro Sebo, Brusca Discos, Toti Camisetas, Pulsar Acessórios, Maria Julia - Moda Circular e Arte, Genkos, Mundo Invertido, Letra Cyber Café e Coffbox Games.

------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Fotos: Alan Winkoski e Lucas Calixto, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Contato: [email protected]


Fonte: