às 17:47:00

Estética realiza projeto de extensão no Hospital do Câncer

Realizado desde 2019, projeto de extensão “Estética gerando sorrisos” oferece diversos atendimentos a pacientes da Fundação Sudoestina de Combate ao Câncer, por meio de uma formação acadêmica cada vez mais humanizada

Neste semestre, o curso de Estética e Cosmética do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) deu sequência ao projeto de extensão “Estética gerando sorrisos”, desenvolvido no Hospital do Câncer de Pato Branco. Os procedimentos, ofertados semanalmente, foram realizados por acadêmicas do 1º e 5º períodos, atendendo pacientes em tratamento de câncer e seus acompanhantes.

A coordenadora do curso de Estética e Cosmética do UNIDEP, professora Ma. Solange Maria Bertol Copetti, enaltece que projetos de extensão com caráter social fazem parte do dia a dia do curso. “Realizamos o projeto ‘Estética gerando sorrisos’ desde 2019. Com ele, atendemos pessoas que estão passando por um momento sensível, a partir de uma perspectiva humanizada, em que a Estética oportuniza bem-estar e alegria. Demonstramos, ainda, que a autoestima pode refletir de forma positiva na vida de pacientes que estão em tratamento contra o câncer”, pontua.

A acadêmica do 1º período do curso de Estética e Cosmética, Eduarda Gabrieli Balabuch, ressalta a importância dessa experiência logo no início da faculdade. “É muito importante começar a praticar o quanto antes. Assim, conhecemos e diferenciamos as especificidades de cada mulher, desenvolvendo empatia, especialmente porque estamos em um ambiente hospitalar, podendo compartilhar carinho e cuidado”, destaca.

Para Bruna Borsatti, acadêmica do 5º período de Estética e Cosmética, participar do projeto está sendo uma experiência muito gratificante. “Atender pessoas que vivem momentos delicados é uma forma de dedicarmos carinho e acolhimento à nossa prática profissional. Isso também nos traz importantes ensinamentos, pois cada experiência é única, em que podemos apurar nosso olhar para uma formação cada vez mais holística e humanizada”, pontua.

A professora Karin Carla dos Santos Schmidt, que coordena o projeto, aponta a contribuição da experiência para a formação das acadêmicas do UNIDEP. “Nossas alunas estão conhecendo melhor a sociedade, desenvolvendo uma visão humanizada da profissão, pensando no ser humano como um todo. Além disso, também aplicamos aquilo que é estudado em sala de aula e colocamos em prática diferentes vivências da área da Estética”, ressalta.

O presidente da Fundação Sudoestina de Combate ao Câncer, João Carlos Buzetti, explica que o Hospital do Câncer, por meio do Instituto Policlínica Pato Branco, oferece tratamento de radioterapia e quimioterapia, além de promover ações de acolhimento destinadas aos pacientes. A entidade atende moradores de 27 cidades de Pato Branco e região, recebendo mais de 100 pacientes diariamente.

“Agradecemos ao UNIDEP, de coração, por nos acolher juntamente com o curso de Estética e Cosmética, que aqui faz um belíssimo trabalho e oferece, aos nossos pacientes, uma melhor qualidade de vida e momentos de positividade”, completa João.

Os atendimentos do projeto de extensão “Estética gerando sorrisos” acontecem nas quartas-feiras, pela manhã, em que as acadêmicas realizam os seguintes procedimentos: spa das mãos; massagem facial; design de sobrancelha; design de sobrancelha com aplicação de henna; quick massagem; e orientações sobre automaquiagem.

------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Contato: [email protected]


Fonte: