às 19:52:00

Publicada a primeira edição da Revista de Direito Contemporâneo do UNIDEP

Primeira edição da Revista de Direito Contemporâneo (RDC-U) destaca-se pela diversidade de temáticas e conexão com pesquisadores de diferentes instituições de ensino

O Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) realizou a publicação da primeira edição da Revista de Direito Contemporâneo (RDC-U). São 09 artigos científicos, que dialogam com a perspectiva editorial do periódico, voltada ao Direito Contemporâneo. A partir disso, os estudos abrangem duas linhas de pesquisa: Direito e Inovações Tecnológicas e Atualidades Jurídicas. Além de professores e graduandos do curso de Direito do UNIDEP, o periódico conta com autores da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), Faculdade Santo Agostinho de Sete Lagoas (Fasasete), Universidade de Itaúna, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Centro Universitário São Lucas de Porto Velho e do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. 

O professor do curso de Direito do UNIDEP, Murilo Henrique Garbin, editor da RDC-U, explica que na linha de pesquisa “Direito e Inovações Tecnológicas”, há três trabalhos, que abordam: a Plataforma YouTube e suas implicações nos direitos autorais; o direito fundamental à desconexão no contexto de home office em tempos de pandemia; e as relações do processo judicial eletrônico com a pandemia de Covid-19. Na linha “Atualidades Jurídicas”, os estudos versam sobre temáticas e escopos mais variados, por exemplo: questões atinentes à atuação estatal diante de "crimes" indígenas; uso da ação popular para a proteção da moralidade administrativa no contexto pandêmico; e convivência familiar com a família extensa paterna em casos de violência doméstica contra a mulher.

Murilo avalia a trajetória que culminou na publicação desta primeira edição. “O caminho para a criação e consolidação de um periódico científico de qualidade é complexo, construído passo a passo. Para tanto, mirando o futuro rankeamento no Qualis/Capes, o projeto baseou-se, desde seu início, em padrões tais como a exogenia e internacionalização do Conselho Editorial, do Conselho de Pareceristas e de autores e coautores, bem como a adoção da plataforma Open Journal Systems (OJS) e a garantia do sistema de revisão por pares em duplo-cego”, enaltece Murilo.

Nesse sentido, o professor destaca os diferenciais da RDC-U. “Iniciar o projeto já levando em conta todos esses critérios é o diferencial da Revista e de sua edição de estreia, pois não raro os periódicos científicos necessitam de um tempo maior de amadurecimento e de publicações de edições para que tais atributos sejam alcançados. Tudo isso fornece a base, desde o início, para que o periódico mire a qualidade da produção científica e da divulgação do conhecimento”, completa.

A coordenadora de Pesquisa e Iniciação Científica do UNIDEP, professora Ma. Graciela Caroline Gregolin, enaltece que a primeira edição da Revista de Direito Contemporâneo representa, concretamente, o fortalecimento da pesquisa na IES. “ Também demonstra o potencial que o nosso Centro Universitário possui no que tange à produção científica. A primeira edição da RDC-U contou com o envolvimento de docentes, pesquisadores e discentes da comunidade acadêmica interna e, de modo expressivo, da comunidade acadêmica externa, evidenciando o caráter exógeno do periódico”, conclui.

Próxima edição

A RDC-U possui periodicidade semestral e busca potencializar a produção acadêmica na área do Direito Contemporâneo. A próxima chamada para submissão de trabalhos está prevista para agosto, com publicação da segunda edição em dezembro. Para submeter, o autor deve ser bacharel em curso de graduação que dialogue com a linha editorial, sendo recomendável, porém não obrigatório, que ao menos um coautor ou coautora tenha titulação de doutor ou equivalente. Serão aceitos trabalhos assinados por até quatro coautores.

Para saber mais sobre a Revista de Direito Contemporâneo UNIDEP e conferir a primeira edição, acesse: https://periodicos.unidep.edu.br/rdc-u.

 ------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Foto: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Contato: [email protected]


Fonte: