às 16:08:00

Enfermagem promove treinamentos para equipes da Secretaria de Saúde

Projeto Integrador desenvolveu atividades extensionistas, atendendo agentes de apoio que atuam na Secretaria Municipal de Saúde de Pato Branco

Neste semestre, o 3º período do curso de Enfermagem do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) viveu na prática a associação entre ensino e extensão. Isso porque, a partir da disciplina de Projeto Integrador, diferentes disciplinas uniram-se na realização de ações voltadas a atender demandas indicadas por agentes de apoio que atuam na Secretaria Municipal de Saúde de Pato Branco, junto a setores de limpeza e serviços gerais.

Ao todo, foram seis treinamentos ofertados por alunos e professores, que abordaram temas ligados a biossegurança, higiene, desinfecção e primeiros socorros. “O vínculo entre academia e comunidade é fundamental, por isso, compreendendo a importância da associação entre teoria e prática, unimos os conteúdos de saúde coletiva que estavam sendo estudados e atendemos demandas reais, de um grupo de funcionários que atua junto à saúde pública”, frisa a professora Leocádia Orsato Brufati Fagundes, que coordenou as atividades.

A turma foi dividida em seis grupos, e cada um ficou responsável por um dos treinamentos. Como resultado, muito além de um trabalho acadêmico voltado a práticas de ensino, a experiência oportunizou a inserção dos estudantes na comunidade, por meio de um projeto extensionista. “A cada encontro, observamos a importância da boa comunicação entre as equipes e o quanto isso desenvolve habilidades essenciais, tanto nos acadêmicos, quanto na comunidade, que nos acolhe e se desenvolve a partir da nossa contribuição”, ressalta Leocádia.

A professora ressalta, ainda, a importância desse tipo de experiência para a formação dos acadêmicos. “Nossos alunos conseguem desenvolver características importantes, como falar em público, estudar e se envolver com a comunidade. Além disso, precisam escrever e executar o projeto, demonstrando ainda empatia com os profissionais da Enfermagem e da higiene, relação que os acompanhará durante toda a vida profissional”, pontua Leocádia. 

Para a coordenadora do curso de Enfermagem, professora Ma. Gisele Iopp Massafera, projetos de extensão como este somam-se a outras formas de inserção precoce dos estudantes em contextos de saúde, tais como unidades básicas de saúde, hospitais, ambulatórios, clínicas e empresas. “É imprescindível a associação entre teoria e prática no curso de Enfermagem. No UNIDEP, procuramos, desde o início da graduação, trabalhar essa relação, o que fortalece o aprendizado dos nossos alunos”, completa.

------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Fotos: Lucas Calixto, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Contato: [email protected]


Fonte: