às 17:40:00

Novas disciplinas focam em projetos de extensão

UNIDEP inicia a curricularização da extensão! Acadêmicos ingressantes em 2022 terão, já no próximo semestre, o primeiro contato com disciplinas específicas, voltadas a práticas extensionistas. São dez projetos, em diferentes áreas do conhecimento e que reunirão estudantes de variados cursos

Na última terça-feira (14/06), a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e a Pró-Reitoria de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização (PROPPEXII), por meio do Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente (Naped), promoveram o primeiro encontro com os professores que  conduzirão as turmas de Projeto de Extensão I. Serão dez disciplinas integradoras, voltadas a alunos ingressantes de 2022, envolvendo alunos de diferentes cursos, em diversas áreas: esporte, terceira idade, responsabilidade social, gênero, educomunicação, imigração, negócios inovadores, entre outras.

A pró-reitora de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização, professora Ma. Marielle Sandalovski Santos, enaltece que as novas disciplinas acompanham a política da Afya Educacional para curricularização da extensão, no entanto, práticas extensionistas, por meio de uma formação acadêmica conectada a demandas coletivas, fazem parte da história e do DNA do UNIDEP.

“Temos aqui professores que inovam em suas práticas, pelos seus perfis enquanto educadores transformadores. No UNIDEP, a extensão faz parte da trajetória docente, por isso precisamos reconhecer a indissociabilidade que já existe em nós, em nossas práticas e dia a dia para, então, fortalecê-la. Isso agregará ainda mais diversidade de saberes e humanização em nossas experiências de ensino, pesquisa e extensão”, ressalta Marielle.

A pró-reitora de Graduação, professora Ma. Carla Maria Ruedell, enaltece a importância da extensão para a formação plena dos estudantes do UNIDEP. “Queremos oportunizar uma experiência de aprendizagem significativa, em que nossos docentes conduzam nossos alunos em diferentes vivências junto à comunidade. Agora, com disciplinas específicas, voltadas integralmente para práticas extensionistas, teremos uma formação ainda mais humanizada, para que nossos acadêmicos experienciem e indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão”, pontua.

A coordenadora do Naped, professora Ma. Graziela Scopel, adianta que os docentes que assumirão as disciplinas de Projeto de Extensão serão acompanhados e terão apoio pedagógico a cada etapa desenvolvida. “Com o primeiro encontro formativo, iniciamos os estudos coletivos sobre a organização das ações de curricularização da extensão, bem como sobre a metodologia dos projetos. Por se tratar de uma nova oportunidade de desenvolvimento aos nossos acadêmicos, a intenção é que o Naped acompanhe e dê suporte pedagógico aos docentes. Para isso, teremos encontros mensais para estudos e trocas de experiências entre os professores”, completa.

Novas disciplinas

No processo de rematrícula para o segundo semestre de 2022, os acadêmicos ingressantes de 2022 deverão optar por uma subturma que integre as opções ofertadas na modalidade “Projeto de Extensão I”. As vagas são limitadas e cada subturma/disciplina deve ter 60 alunos. Como os projetos são institucionais, cada um pode envolver acadêmicos de diferentes cursos, oportunizando experiências interdisciplinares e intercursos.  

Os dez projetos/disciplinas de Projeto de Extensão I, ofertados pelo UNIDEP em 2022/2, são:

Para saber mais sobre as disciplinas, conhecer os professores e ainda acessar os códigos de cada subturma (para não errar na hora da matrícula), acesse aqui.

 

------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Contato: [email protected]


Fonte: