às 15:34:00

UNIDEP investe na saúde de Pato Branco

Obras no Ambulatório Escola do curso de Medicina somam-se às contrapartidas para construção do Complexo Municipal de Saúde, além de obras em hospitais e unidades de saúde da cidade

Desde que iniciou suas atividades, em 2020, o Ambulatório Municipal - Unidade Escola UNIDEP vem recebendo melhorias constantes para otimizar a infraestrutura utilizada por acadêmicos e docentes do curso de Medicina do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP). O local, situado junto à Unidade Central de Saúde, receberá a terceira etapa de obras de reforma, prevista para iniciar em julho deste ano, o que soma-se também à construção do Complexo Municipal de Saúde de Pato Branco – as duas obras possuem contrapartida do curso de Medicina do UNIDEP, por meio do Programa Mais Médicos.

Atualmente, mais de 100 acadêmicos atuam no local. São estudantes do 6º ao 10º períodos do curso de Medicina, que atendem a população de Pato Branco sob supervisão docente. As especialidades atendidas, são: Clínica Médica, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Psiquiatria, Reumatologia, Otorrinolaringologia, Urologia, Cirurgia Vascular, Cirurgia Ambulatorial (pequenas cirurgias), Endocrinologia, Cardiologia, Dermatologia e Pneumologia. São cerca de 1 mil atendimentos mensais, com projeção de aumento para mais 40% no próximo semestre.

“Estamos cumprindo nossa vocação de cuidar das pessoas. Somos cerca de 30 docentes médicos orientando os atendimentos, cuidando da população de Pato Branco, desenvolvendo as habilidades e competências dos médicos e médicas que queremos formar. Quanto aos nossos alunos, podem ter certeza que são interessados em pessoas, querem muito ajudar e tornarem-se ótimos médicos, o que nos deixa imensamente felizes”, destaca o coordenador do curso de Medicina do UNIDEP, professor e médico Me. Vilson Geraldo de Campos. ​

Ele adianta, ainda, que o Ambulatório Escola do curso de Medicina também terá seu espaço nas novas instalações do Complexo Municipal de Saúde de Pato Branco. “Nossas atividades contemplarão dois andares. Nestes espaços, teremos cerca de 30 consultórios para atendimentos clínicos, cirúrgicos e gineco-obstétricos, salas de discussão clínica e espaços para acolhimento dos nossos pacientes. O prédio oportunizará diversos serviços de assistência à saúde em um mesmo espaço, o que será muito benéfico à população”, pontua o professor Vilson. 

A reitora do UNIDEP, professora Ornella Bertuol, enaltece a importância dos investimentos para o acolhimento de alunos, professores, bem como para as demandas de atendimento da população pato-branquense. “Além dos consultórios reformados e equipados, atuamos na reforma das salas de pequenos  procedimentos e recepção. Em julho de 2022, iniciaremos a terceira etapa de reformas do Ambulatório, adequando a estrutura para novos consultórios e construindo uma sala de reuniões e discussão de casos clínicos, além de banheiros e vestiários para alunos e docentes, modernizando ainda a recepção”, ressalta.

Mais investimentos na saúde de Pato Branco

Ornella explica, ainda, que na estrutura do atual Núcleo Integrado de Saúde (NIS), o UNIDEP, por meio de contrapartida de recursos do curso de Medicina, realizará a obra da Central de Materiais Esterilizados, que atenderá todas as unidades de saúde do município. Soma-se a isso, também, obras de reforma e revitalização no Hospital São Lucas e no Hospital Policlínica. “Essas obras de reformas dos hospitais são custeadas com recursos próprios do UNIDEP e estão em fase de finalização, chegando a um montante superior a R$ 1 milhão em investimentos da IES”, completa.

Esse movimento voltado à estruturação da saúde pato-branquense não para e configura-se enquanto uma importante parceria entre o UNIDEP e a Secretaria Municipal de Saúde. Além das obras mencionadas, estão em fase final de contratação de empresa executora as reformas das Unidades Básicas de Saúde do Bairro Bortot, da comunidade rural de São Caetano e do Distrito de Nova Espero (São Roque do Chopim). As obras devem iniciar ainda no mês de junho e também terão contrapartida financeira do UNIDEP, por meio do Edital Mais Médicos.

Além das obras de reforma, ampliação e novas instalações à rede pública de saúde de Pato Branco, a contrapartida do UNIDEP contempla, ainda, o pagamento de bolsas de residência médica, equipamentos e mobiliário das Unidades de Saúde e capacitação dos profissionais servidores da Secretaria Municipal de Saúde. O objetivo é oferecer à população de Pato Branco acesso integral à saúde unindo ensino, saúde e comunidade.

 ------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Contato: [email protected]


Fonte: