às 17:08:00

Acadêmicos de Odontologia estão inseridos na comunidade

Disciplinas de Saúde Coletiva inserem acadêmicos dos 5º e 7º períodos em diferentes contextos da sociedade pato-branquense

Os acadêmicos do curso de Odontologia do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) estão realizando ações de educação em saúde junto à comunidade. Destaque para as atividades que acontecem por meio da disciplina de Saúde Coletiva II, ministrada ao 5º período, contemplando estudantes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Campus Pato Branco, idosos dos bairros Fraron e São Luis, alunos da Escola Municipal José Fraron e visitantes do Parque do Alvorecer. Alguns grupos trabalham, ainda, temas ligados a conscientização e prevenção da Dengue nos bairros Bortot e Fraron. 

Já com o 7º período, a disciplina de Saúde Coletiva IV tem como foco instituições de populações vulneráveis ou prioritárias, como Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac), Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Hospital do Câncer, Remanso da Pedreira, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), população rural, imigrantes haitianos, entre outros.

As disciplinas são ministradas pela professora Ma. Graciela Caroline Gregolin, que enaltece a representatividade de experiências de ensino e extensão junto à comunidade. “Experiências como estas possibilitam ao acadêmico uma visão ampliada do processo saúde-doença, podendo reconhecer a interface entre os determinantes e condicionantes sociais de saúde, vivenciando condições de saúde reais de diferentes comunidades. Além disso, oportunizam uma formação profissional humanizada e preparam os acadêmicos para atuação na saúde pública. Estar a serviço da comunidade é um dos fundamentos do Ensino Superior”, destaca.

Saúde bucal de trabalhadores

No mês de abril, as atividades também contemplaram o Projeto de Extensão de Educação em Saúde Bucal, alinhado às disciplinas de Saúde Coletiva II e IV. Na ocasião, acadêmicos dos 5º e 7º períodos realizaram ações educativas na empresa Vibra Agroindustrial, durante a programação do “Abril Verde”, em que aproximadamente 300 trabalhadores foram envolvidos. “Os alunos forneceram orientações de técnicas de higiene bucal, prevenção de doenças bucais, principalmente câncer bucal, e estudaram as condições de higiene bucal dos trabalhadores”, explica a professora Graciela, que divide a disciplina de Saúde Coletiva IV com a professora Dra. Christiana Salvador Lima.

Nesses momentos, os acadêmicos têm contato com uma ampla diversidade de etnias, culturas e condições socioeconômicas, o que exige habilidades e competências para atender cada público em sua individualidade. “Nós da empresa Vibra trabalhamos muito com a prevenção. Ter esse contato com os acadêmicos do UNIDEP, reforçando as orientações de prevenção e estimulando mudanças de comportamentos e hábitos diários, foi muito importante. Entre os nossos colaboradores, tivemos um alto índice de participação e inclusive o feedback positivo por parte deles”, avalia a Enfermeira do Trabalho da Vibra Agroindustrial, Danieli Chiapparini.

------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Contato: [email protected]


Fonte: