às 20:19:00

Alunos da Escola Crescer têm aula no Laboratório de Anatomia do UNIDEP

Momentos como este são oportunizados pelo UNIDEP a escolas públicas e privadas, basta fazer o agendamento pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (46) 3220-3063

Na última quarta-feira (27/04), o Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) recebeu alunos do 9° ano da Escola Crescer, que experienciaram uma aula no Laboratório de Anatomia Humana. Na ocasião, a coordenadora dos Laboratórios de Saúde do UNIDEP, Paula Rafaela Conterno, falou sobre os principais sistemas do corpo humano. Momentos como este são oportunizados pelo UNIDEP aos colégios de Pato Branco e região, que podem agendar aulas e experiências de ensino em todos os laboratórios de saúde da IES.

“Temos diferentes laboratórios de saúde, em que os mais procurados pelas escolas são o Laboratório de Anatomia Humana e o Centro de Simulação Realística. Normalmente trabalhamos sobre os sistemas do corpo humano, assunto que acaba englobando os sistemas esquelético, muscular, cardiovascular, respiratório, urinário, digestório, nervoso e reprodutor”, conta Paula.

No UNIDEP, professores e alunos da rede pública e privada podem vivenciar aulas de Ciências e Biologia em diferentes perspectivas, conhecendo materiais orgânicos e tecnológicos. “Nossa infraestrutura de ensino é excelente, principalmente a laboratorial. Temos na instituição a Plataforma Multidisciplinar 3D, composta por vários programas de anatomia, permitindo reconstrução 3D. Essa tecnologia é equipada com um moderno sistema de elevação e inclinação para ajuste de altura e posicionamento”, enfatiza.

Paula também adianta o que as escolas encontram no Centro de Simulação Realística. “Nesse espaço possuímos simuladores de alta fidelidade, como é o caso do Apollo, um simulador de paciente real, adulto e interativo, com respiração espontânea e respostas fisiológicas automáticas. Também temos uma simuladora de parto e um simulador pediátrico, de nove meses, bastante realista. Dispomos, ainda, de desfibrilador automático externo, cardioversor, ventilador pulmonar portátil e eletrocardiógrafo”, salienta. 

O passeio é conduzido por Paula, que é graduada em Biologia e atualmente cursa Enfermagem no UNIDEP – o que tem agregado ainda mais nos seus conhecimentos e atuação nos laboratórios da IES. Para agendar a visita da sua escola, basta entrar em contato com ela, pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (46) 3220-3063.

Quem viveu a experiência

Quem trouxe os alunos da Escola Crescer para o momento no UNIDEP foi a professora Sheila Tais Fin Trentin, na disciplina de Ciências. “Nessa disciplina, trabalhamos todas as partes do corpo humano, órgãos e sistemas, porém, a escola não possui laboratório. Poder unir teoria e prática no espaço que o UNIDEP possui foi um momento único. Além disso, a turma possui alunos com perfil para as áreas da saúde, o que tornou a manhã muito inspiradora”, conta.

Essa não foi a primeira vez que Sheila trouxe alunos ao UNIDEP. “A forma como a professora Paula conduz a aula é muito clara. Gosto de ver os olhinhos dos alunos, encantados com a explicação. Quando saímos, eles começaram a aplaudir a Paula, algo que não havia sido combinado, então foi emocionante. Por isso tudo, aconselho muito a visitação ao UNIDEP, também porque o momento pode ajudar os estudantes em suas escolhas profissionais, sendo um diferencial para os seus futuros”, ressalta.

Para a aluna da Escola Crescer, Eloah do Nascimento, 14 anos, a aula nos laboratórios do UNIDEP foi um momento especial. “Foi superlegal, amei a experiência, vou levar para o resto da minha vida. Eu amei ver os órgãos humanos e o cadáver”, conta. Eloisa Zamaria, 14 anos, compartilha o que mais gostou da experiência. “Nunca vivi algo assim antes e gostei demais, pois aprendi coisas novas que me fizeram repensar sobre a faculdade que quero fazer. Em geral gostei de tudo, mas o que mais me chamou atenção foi ver os cadáveres e saber como são preservados”, conclui.

------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Contato: [email protected]


Fonte: