às 17:20:00

Professoras de Estética unem criatividade e metodologias ativas

As docentes Karin Schmidt e Vanessa Tumelero realizaram uma atividade interdisciplinar, em que associaram maquiagem artística e anatomia humana

Maquiagem artística para aprender anatomia muscular? Sim, no curso de Estética e Cosmética do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) as professoras Karin Schmidt e Vanessa Tumelero inovaram ao associarem criatividade a metodologias ativas. Nas disciplinas de Anatomia Humana e Maquiagem e Visagismo, ministradas ao 1º período, as acadêmicas pesquisaram a anatomia dos músculos faciais e reproduziram o conhecimento, desenhando no rosto das colegas com tinta ou maquiagem. Além dos músculos, as alunas desenharam a direção das fibras musculares e aprenderam a partir de uma experiência instigante e ativa.

“Uma das formas de treinar técnicas, traços e até mesmo estimular a criatividade é reproduzir imagens com os mais diferentes materiais. Para que as acadêmicas pudessem treinar novas habilidades da maquiagem artística, e também aprendessem o conteúdo das disciplinas, foi possível promover a interdisciplinaridade, em que as estudantes se envolveram de forma ativa na aquisição do conhecimento”, explica Karin. 

A professora ressalta, ainda, que a atividade oportunizou o desenvolvimento de importantes competências técnicas e comportamentais. “Na atividade pudemos fazer com que as acadêmicas desenvolvessem hard e soft skills, pois tiveram que trabalhar a partir de conhecimentos técnicos e, na busca por conhecimento, desenvolveram o pensamento criativo, colaboração, comunicação, gerenciamento de tempo, empatia, organização, resiliência, relacionamento interpessoal e liderança”, destaca.

Outro ponto evidenciado por Karin é o fato de que ela integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Metodologias Ativas da Aprendizagem (GEPMAT) do UNIDEP, o que a estimula a inovar e encantar em sala de aula. “No grupo, além de conhecer e estudar sobre diferentes metodologias ativas, também tenho a oportunidade de experimentar e aprender na prática esses novos conhecimentos. Além disso, o compartilhamento de experiências entre os colegas agrega muito à prática docente, pois nos permite utilizar a criatividade para adaptar algumas técnicas para as nossas disciplinas”, completou. 

------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Contato: [email protected]


Fonte: