às 18:17:00

UNIDEP agora conta com Núcleo de Práticas Contábeis

Iniciativa do curso de Ciências Contábeis nasceu da motivação dos professores e alunos. Atendimentos já começaram e são ofertados de forma gratuita à comunidade, envolvendo acadêmicos, docentes e egressos

O curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) agora conta com um Núcleo de Práticas Contábeis (NPC). Além de fornecer orientações pertinentes à área contábil, o NPC atende microempreendedores individuais e também constitui-se enquanto um espaço para receber orientações e sanar dúvidas. Os atendimentos são gratuitos, realizados por professores, acadêmicos e egressos do curso, e ocorrem nas quartas-feiras, das 13h30 às 15h30; quinzenalmente, também acontecem no período noturno, das 19h15 às 22h40. Os agendamentos são pelo WhatsApp (46) 3220-3055 e o NPC situa-se na sala 17 do Bloco F. 

O NPC foi proposto pelas professoras Ma. Andreia Smiderle, Ma. Cristiane Canton e Ma. Poliana Martins, em conjunto com o protótipo elaborado por um grupo de acadêmicos na disciplina de Projeto Integrador II,  ministrada no semestre passado, que sugeriu a criação do Núcleo de Práticas Contábeis. Dessa forma, o NPC foi criado a partir de duas abordagens: escritório modelo (proposto pelas professoras) e protótipo de projeto integrador (proposto por acadêmicos).

“A iniciativa caracteriza-se enquanto uma atividade de ensino e extensão, oportunizando orientação e formação profissional aos estudantes. As atividades buscam contribuir no conhecimento, bem como no desenvolvimento de habilidades e competências profissionais. No NPC, os acadêmicos viverão experiências ligadas ao processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos”, pontua o coordenador do curso de Ciências Contábeis, professor Me. Alaxendro Rodrigo Dal Piva.

Alaxendro destaca que o NPC agregará à formação dos acadêmicos, pois caracteriza-se enquanto um diferencial do curso de Ciências Contábeis do UNIDEP. “A iniciativa proporciona aos acadêmicos a possibilidade de enriquecer seu currículo com ações de orientações, assessoria e intervenção em atividades voltadas aos conteúdos estudados no curso e às necessidades empresariais atuais. Os alunos participantes terão uma visão antecipada das legislações, práticas de negociações e de planejamento tributário e financeiro”, ressalta.

Ele também reforça o envolvimento dos egressos. “Nossos egressos seguem conectados a nós e no NPC têm a oportunidade de compartilharem seus conhecimentos com os estudantes em formação. Com isso, também melhoraram suas habilidades profissionais, contribuindo na capacitação dos novos acadêmicos e fortalecendo sua rede contatos com profissionais que atuam no segmento contábil e administrativo”, aponta. 

Os atendimentos realizados pelo NPC correspondem a orientações em áreas contábeis e fornecimento de informações para MEIs (abertura e gestão). O espaço também atua sanando dúvidas sobre imposto de renda, tributária, cálculos trabalhistas (composição da folha), conceitos contábeis, financeira e gerencial, entre outros. Os docentes envolvidos buscam, ainda, promover publicações acadêmicas e realizar parcerias com as inciativas privada e pública.

Experiência que inspira

A acadêmica do 5º período do curso de Ciências Contábeis, Bruna Ricardo Balansin, avalia a participação no projeto. “Está sendo muito gratificante saber que poderemos ajudar muitas pessoas, e que isso agregará à nossa formação enquanto acadêmicos. Acredito que o NPC fará a diferença em nossa formação acadêmica, pois a partir dele estaremos nos deparando com casos reais, os quais nos fazem vivenciar a prática no dia a dia de um contador”, pontua. 

Quem também aprova a iniciativa é o acadêmico do 5º período, Jonivan Carlos De Conto. “Tem sido muito especial fazer parte desse momento ímpar para o curso de Ciências Contábeis, pois acredito que vários acadêmicos já desejaram ter a oportunidade de executar na prática o que aprendemos nas aulas. Tenho certeza que agregará conhecimento à minha formação e para os demais alunos que utilizarem dessa ferramenta. Confesso estar realizado, pois juntamente com meus colegas estamos contribuindo para o futuro da Instituição e do curso”, destaca.

------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Contato: [email protected]


Fonte: