às 11:53:00

Programa “Eu: Protagonista do meu futuro” conclui primeira turma

A iniciativa é desenvolvida pelo Núcleo de Carreiras, que busca desenvolver competências e habilidades profissionais nos acadêmicos do UNIDEP

O Núcleo de Carreiras do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), setor vinculado à Pró-Reitoria de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização (PROPPEXII), celebra a conclusão da primeira turma do Programa “Eu: protagonista do meu futuro”, voltado a acadêmicos da IES que buscam desenvolver competências e habilidades profissionais. Participaram desta primeira edição 48 acadêmicos, dos cursos de Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Estética e Cosmética, Fisioterapia, Medicina, Odontologia e Psicologia.

O protagonismo profissional na carreira é fator determinante para o sucesso e para a autorrealização pessoal. “O despertar para este tema e o seu desenvolvimento devem começar já no início da trajetória acadêmica, a partir da orientação e do direcionamento da IES. A primeira edição do Programa “Eu: protagonista do meu futuro” proporcionou esse despertar, oportunizando ao acadêmico, antes mesmo da conclusão da graduação, a perspectiva de um início de carreira organizado e sustentável”, ressalta a coordenadora do Núcleo de Carreiras, professora Ma. Wanda Luquine Elias.

O Programa agrega a formação dos acadêmicos da Instituição. “A partir do desenvolvimento protagonista na carreira e na condução autônoma do futuro profissional, os estudantes desenvolvem competências e habilidades que contribuem para o ingresso no mercado de trabalho. Além disso, a iniciativa estimula o estabelecimento de prioridades e metas de desenvolvimento profissional, a partir do planejamento de carreira”, comenta.

A iniciativa abrange três módulos de formação: desenvolvimento profissional, mentorias e construção de plano de carreira. Durante as aulas, a iniciativa compreende, ainda, as temáticas relacionadas ao autoconhecimento, ascensão profissional, aconselhamento psicológico, marketing pessoal e internacionalização profissional.

O acadêmico do 8º período do curso de Direito, Luiz Eduardo dos Santos, avalia a sua participação. “Após passar por todos os eixos do Programa, posso dizer que estou no caminho para ser o protagonista da minha vida. A experiência que obtive durante as mentorias me incentivou a continuar buscando meus objetivos. Ter a oportunidade de obter tanto conhecimento e aprendizado de forma gratuita pela IES é indescritível, e só demostra a qualidade do ensino proporcionado”, conta.

Para a acadêmica do 4º período de Ciências Contábeis, Ana Paula Ferrarini Cardoso, a oportunidade agregou em sua formação. “O Programa foi uma ótima oportunidade para abrir minha mente e ampliar meus conhecimentos. As palestras, aulas e mentorias foram incríveis, auxiliando os acadêmicos a alcançarem cada vez mais seus objetivos”, evidencia.

A formação teve duração de oito meses e totalizou carga horária de 20 horas. A segunda edição já está sendo planejada, e busca proporcionar formações e mentorias ministradas por diferentes profissionais da área acadêmica e com vivência prática no mercado. 

------------

Matéria: Suelen Oldoni, acadêmica do 2º período do curso de Publicidade e Propaganda do UNIDEP

Revisão: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Contato: [email protected]


Fonte: