às 13:31:00

Profissionais de saúde participam de oficinas desenvolvidas pelo UNIDEP

A oficina “Comunicação Assertiva e Não-Violenta” foi voltada para os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde do município de Pato Branco

Nos dias 22 e 25 de novembro, Jaqueline Bernardi Ferreira, coordenadora do Setor de Gestão e Desenvolvimento de Talentos do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), ministrou oficinas sobre “Comunicação Assertiva e Não-Violenta” para os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde. Ao todo, 48 auxiliares e técnicos de Enfermagem e 28 auxiliares e técnicos de Saúde Bucal participaram da programação.

A temática é uma demanda importante, pois contribui na condução do atendimento aos pacientes. “Na área da saúde, muitos desafios são enfrentados pelas equipes, tanto nas dinâmicas de atendimento a pacientes, quanto no relacionamento interpessoal entre os grupos de trabalho. Esses desafios foram acentuados pela pandemia, por isso é de extrema importância abordar uma comunicação mais assertiva com esses profissionais”, destaca Jaqueline.

A formação buscou desenvolver habilidades comunicativas essenciais na atuação profissional da área da saúde. “Um modo de expressão que priorize o fortalecimento de laços e a continuidade de bons relacionamentos com os colegas de trabalho e pacientes, oportuniza melhorias nos processos de atendimento, pelos quais os profissionais participantes são responsáveis nas unidades de saúde do município de Pato Branco”, conta.

A relação estabelecida entre o UNIDEP e o Município de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, é disciplinada pelo Comitê Gestor do COAPES (Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde). A IES contribui, com recursos do curso de Medicina, na execução de obras de reforma, ampliação e para novas instalações da rede pública de saúde de Pato Branco.

Essa contrapartida do UNIDEP contempla, ainda, o pagamento de bolsas de residência médica, aquisição de equipamentos e mobiliários para unidades de saúde e oferta de capacitações aos servidores da Secretaria Municipal de Saúde.

------------

Matéria: Suelen Oldoni, acadêmica do 2º período do curso de Publicidade e Propaganda do UNIDEP

Revisão: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Contato: [email protected]


Fonte: