às 14:22:00

Semear forma segunda turma com alunos, egressos e colaboradores

Programa voltado ao desenvolvimento da identidade docente concluiu a segunda turma

No dia 11 de novembro, o Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), por meio do Setor de Gestão e Desenvolvimento de Talentos (Gesta) e do Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente (Naped), realizou a formatura da segunda turma do Programa Semear, que oportunizou que alunos, egressos e técnicos-administrativos desenvolvessem habilidades e competências essenciais para a atuação docente.

Entre os “semeandos”, a acadêmica do curso de Psicologia, Débora Camargo, enalteceu o significado do Programa na sua formação. “Concluímos mais uma importante etapa de nossas vidas, pois o Semear nos trouxe uma visão de multiplicação de conhecimentos e valores, por meio do contato com estudantes e profissionais de diferentes áreas. Com ele, aprendemos que podemos voar muito mais alto. Graças às professoras e mentores do Programa, tivemos uma experiência única e enriquecedora”, disse.

Na ocasião, a professora dos cursos de Medicina, Enfermagem, Odontologia e Estética e Cosmética, Leocádia Orsato Brufati Fagundes, destacou a postura dos alunos do Semear, em vislumbrarem a carreira na docência. “Ser professor é muito mais que a atuação em sala de aula, e reafirmei isso sendo mentora do Semear, oportunidade que confirmou nossa responsabilidade com a Educação e com os caminhos que nossos alunos trilharão. Hoje sei que ser professora, para mim, é um propósito de vida. Por isso, desejo que os semeandos sigam o sonho da docência e que venham a ser nossos colegas de profissão”, frisou.

A Pró-Reitora de Graduação, professora Ma. Carla Maria Ruedell, destacou que o Semear confirma o propósito do UNIDEP de transformar vidas. “Sabemos que, todos os dias, transformamos vidas pela Educação e ficamos felizes em inspirar isso em nossos semeandos, que aceitaram o convite de tornarem-se docentes no futuro. A maior recompensa de ser professor é saber que fazemos a diferença na vida de nossos alunos. Que estes futuros docentes possam transformar a vida de outras pessoas, como as deles também foram transformadas”, evidenciou.

A Reitora do UNIDEP, professora Ma. Ornella Bertuol, salientou a importância do Semear para o futuro da Educação. “Além da formação profissional e cidadã que oportunizamos todos os dias no UNIDEP, com o Semear desenvolvemos a identidade de futuros docentes. Com esse Programa, renovamos a crença na Educação e estimulamos aqueles que possuem o sonho da docência ou da carreira no ensino. Aceitar essa missão é um ato de amor e compromisso com a sociedade”, evidenciou.

No Semear - Programa de Desenvolvimento de Identidade Docente, o grupo de acadêmicos, egressos e colaboradores viveu um cronograma de capacitações voltado à formação docente. Entre os temas abordados, estiveram: autoconhecimento, ensino por competências, metodologias ativas, monitorias, mentorias, mercado profissional e atividades práticas.

------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Contato: [email protected]


Fonte: