às 14:06:00

Disciplina de Projeto de Extensão promove ações na Fundabem

A disciplina “Projeto de Extensão I - Gestão de Entidades do Terceiro Setor” promove transformações sociais a partir da interação com entidades do terceiro setor. Além da Fundabem, a Apae, Remanso da Pedreira, AVPA – Focinho Vividense e a Igreja Missão Viva também foram contempladas pelas atividades extensionistas

O Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) está promovendo a curricularização da extensão acadêmica. Entre as disciplinas ofertadas como Projeto de Extensão I está a “Gestão de Entidades do Terceiro Setor”, ministrada pela professora Ma. Andreia Smiderle, que promove transformações sociais a partir da interação com entidades do terceiro setor e organizações de iniciativa privada sem fins lucrativos e que prestam serviços de caráter público.

Entre as ações desenvolvidas, no dia 28 de outubro a disciplina realizou uma intervenção na Fundação Patobranquense do Bem-Estar (Fundabem). Os acadêmicos que integram o grupo responsável por atender a entidade elaboraram três estações de conhecimento: Educação Financeira; Higiene Bucal; e Higiene Corporal e dos Alimentos. As atividades foram apresentadas para as crianças e adolescentes atendidos pela organização.

Na estação de Educação Financeira, foi desenvolvida uma cartilha com dicas básicas sobre a importância do controle e equilíbrio com as finanças pessoais, disponibilizando um modelo de planejamento financeiro para os adolescentes. Em Higiene Bucal, de forma lúdica e educativa foi proposta a adoção de hábitos sadios, juntamente com o cuidado da higiene bucal. Para finalizar, a estação de Higiene Corporal e dos Alimentos trabalhou a rotina higiênica corporal e dos alimentos, enfatizando o cuidado para evitar doenças.

Durante o semestre, os acadêmicos desenvolveram projetos e ações extensionistas voltados às entidades do terceiro setor. A Fundabem, Apae, Remanso da Pedreira, Associação Vividense de Proteção ao Animal (AVPA) – Focinho Vividense e a Igreja Missão Viva foram contempladas com atividades de acolhimento, entretenimento, voluntariado, informações acerca da educação financeira, palestras de desenvolvimento pessoal e de higiene. A disciplina conta com alunos dos cursos de Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem e Odontologia. 

Segundo a professora Andreia, “essas experiências são importantes para a formação dos alunos, porque por meio delas é possível aprender novos conhecimentos, tendo a oportunidade e o desafio de trabalhar em equipe com alunos de diferentes cursos. Além do mais, a extensão possibilita conhecer uma realidade social diversa, identificar problemas ou demandas para propor soluções e vivenciar na prática ações intervencionistas”, conta.

------------

Matéria: Suelen Oldoni, acadêmica do 2º período do curso de Publicidade e Propaganda do UNIDEP

Revisão: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Contato: [email protected]


Fonte: