às 21:48:00

Summit UNIDEP teve 137 trabalhos submetidos

Em sua terceira edição, a programação aconteceu de 07 a 09 de novembro, integrando Ensino, Pesquisa, Inovação e Extensão

O Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) promoveu, de 07 a 09 de novembro, o Summit UNIDEP 2022. O evento foi realizado pela Pró-Reitoria de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização (PROPPEXII) para estimular o desenvolvimento de produções acadêmicas por meio de publicações de resultados de ações de Ensino, Pesquisa, Inovação e Extensão. Foram mais 200 acadêmicos e docentes da Instituição envolvidos, uma vez que a programação contou com a submissão de 137 trabalhos, sendo 89 de Extensão, 41 de Pesquisa e 7 de Inovação.

De acordo com a reitora do UNIDEP, professora Ornella Bertuol, o evento é referência na divulgação dos feitos sociais e científicos da comunidade acadêmica da IES. “O Summit demonstra a evolução do UNIDEP como Instituição de Ensino Superior que abarca, de forma orgânica e sustentável, o ensino, a pesquisa e a extensão. Dessa forma, a programação carrega em sua essência a tão desejada inovação, que somente são capazes de promover aquelas instituições que têm como marca e atuação, a formação de profissionais críticos e reflexivos, com espírito empreendedor e olhos atentos ao futuro”, avalia.

A programação proporciona o avanço na qualidade das produções científicas e na inserção dos acadêmicos na realidade regional. “O evento contou com a presença da coordenadora do Comitê de Ética, professora Ma. Raphaela Rezende Nogueira Rodrigues, além de encontros com grupos de estudo e pesquisa da IES. Também tivemos o lançamento da Revista Santé, que integra publicações científicas na área de Saúde Coletiva, e uma sessão dedicada exclusivamente a socialização de pesquisas que desenvolvemos no âmbito da saúde local”, conta a coordenadora adjunta de Pesquisa e Iniciação Científica do UNIDEP, professora Ma. Alcione Cappelin.

Os trabalhos foram enviados pelos diferentes cursos da Instituição. “Acadêmicos participaram e apresentaram seus trabalhos a partir do 2º período do curso, evidenciando o empenho que o UNIDEP tem em inserir os alunos no universo da pesquisa científica desde o início da graduação. O Summit só acontece por meio dos docentes que acreditam na importância da pesquisa e da troca de experiências”, explica Alcione.

Para a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização (PROPPEXII), professora Marielle Sandalovski Santos, “a iniciativa gera novos conhecimentos que provocam o aluno a se debruçar sobre o conhecimento que já foi produzido nas diferentes áreas e fortalecer sua aprendizagem, demonstrando a responsabilidade da IES com o processo de formação dos acadêmicos”, destaca.

Marielle conta, ainda, como a iniciativa teve um aumento significativo de produções desde a última edição. “Para mim, o Summit 2022 superou as expectativas, pois tivemos 48% a mais de trabalhos apresentados em relação ao ano passado. Tudo isso é fruto do empenho e dedicação dos docentes com os acadêmicos em salas de aulas, estágios e projetos de extensão”, evidencia.

------------

Matéria: Suelen Oldoni, acadêmica do 2º período do curso de Publicidade e Propaganda do UNIDEP

Revisão: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Contato: [email protected]


Fonte: