Notícias Direito
às 19:27:00

Direito trouxe novidades para a Semana Acadêmica

De 04 a 07 de outubro, aconteceu a III Semana Internacional e a XIV Semana Acadêmica, com a realização do I Congresso de Iniciação Científica e da primeira edição da Cerimônia Profissional

De 04 a 07 de outubro, o curso de Direito do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) realizou a III Semana Internacional e a XIV Semana Acadêmica, abordando temáticas atuais que proporcionam aos acadêmicos aprimorar conhecimentos e desenvolver discussões traçadas em sala de aula. A edição foi elaborada e organizada pelo 8° período, juntamente com o colegiado de Direito.

Para a coordenadora do curso de Direito, professora Ma. Angélica Socca Cesar Recuero, essa edição destacou-se pelo incentivo à iniciação científica. “Um dos pontos de destaque foi a inserção do I Congresso de Iniciação Científica. A programação contou com a apresentação de trabalhos científicos desenvolvidos por acadêmicos de diversos períodos do curso”, explica.

Ela conta, ainda, que “a IES tem uma tradição de incentivo à pesquisa e à iniciação científica, seja pela publicação de editais, periódicos ou grupos de pesquisa. Tudo isso contribui para que os alunos realizem tal movimento e compartilhem com a comunidade acadêmica seus trabalhos”, completa.

O UNIDEP busca fomentar o desenvolvimento de atividades que agreguem na formação profissional e acadêmica dos alunos. “O objetivo é permitir momentos de integração, protagonismo e conhecimento para os acadêmicos do curso. Neste ano, retomamos o formato presencial, mesclando com momentos de conferências síncronas relacionadas ao Direito Internacional e à Internacionalização”, ressalta.

A acadêmica do 8° período do curso de Direito, Daisy Cristina Besen Debacker, conta como foi a sensação de apresentar seu trabalho científico. “Me senti bastante privilegiada pela oportunidade, além do nervosismo por ser a primeira vez que a comunidade acadêmica presenciou um trabalho feito exclusivamente por mim. Ao final, tive a sensação de dever cumprido e de saber que estou no caminho certo”, evidencia.

Celebrando as primeiras conquistas

Nesta edição aconteceu a primeira Cerimônia Profissional, direcionada aos acadêmicos do 2° período do curso. O evento buscou celebrar a entrada no universo jurídico, enquanto profissão e missão de vida escolhida pelos alunos, que receberam o Vade Mecum, obra essencial para consulta e compreensão acerca da legislação.

“Foi um momento de muita alegria poder receber os familiares dos nossos acadêmicos, que depositam na Instituição sua confiança e são uma base fundamental de apoio durante toda a jornada acadêmica. Assim, nesse momento reforçamos o nosso compromisso com a formação profissional e cidadã de nossos alunos, que logo estarão fazendo a diferença no mercado de trabalho e na comunidade”, destaca Angélica.

------------

Matéria: Suelen Oldoni, acadêmica do 2º período do curso de Publicidade e Propaganda do UNIDEP

Revisão: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Contato: [email protected]

Fonte: