às 09:56:00

Professor de Contábeis participa da Semana do Orçamento 2022

Na programação, promovida pela Câmara de Vereadores de Pato Branco, o professor Me. Alaxendro Rodrigo dal Piva, coordenador do curso de Ciências Contábeis, falou sobre o terceiro setor

Na última sexta-feira (07/10), o coordenador do curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), professor Me. Alaxendro Rodrigo dal Piva, participou da Semana do Orçamento 2022 e do 2° Encontro Legislativo da Associação das Câmaras Municipais do Sudoeste (ACAMSOP), na Câmera de Vereadores de Pato Branco. A programação buscou debater sobre o orçamento público e emendas impositivas. Na oportunidade, Alaxendro discorreu sobre o tema “Terceiro Setor: Parceiro do poder público”.

A apresentação abordou a estrutura dos setores existentes e a documentação necessária para a abertura de uma entidade regulamentada no terceiro setor. Com isso, Alaxendro buscou informar sobre os controles mínimos de gestão e da captação de recursos para as diversas modalidades existentes, reforçando a importância da prestação de contas das entidades junto aos editais de participação.

A temática abordada é de extrema importância para o discernimento e conhecimento da população acerca do assunto. Segundo Alaxendro, “este tema é de relevância para a sociedade, pois as entidades do terceiro setor contribuem muito no atendimento e assistência social junto as necessidades existentes no município, e colaboram com a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos“, explica.

Essa integração entre a Câmara de Vereadores e o UNIDEP evidencia a importância de inserir a academia em contextos de gestão pública. “As ações de envolvimento da IES e da comunidade em debater e explicar sobre o Orçamento Público, contribuem no entendimento da aplicação dos recursos públicos. Assim, as entidades conseguem captar e manter o ciclo de captação de recursos, de maneira que suas ações se fortalecem junto à sociedade e ao público que atendem”, conta.

O UNIDEP busca estimular o olhar cidadão durante a formação acadêmica dos futuros profissionais. “A relação direta com o setor público auxilia a proposta da Instituição junto à sociedade e, nesse sentido, contribui no desenvolvimento de pessoas e entidades, pois, por meio da educação podemos melhorar a qualidade de vida da população”, completa Alaxendro.

------------

Matéria: Suelen Oldoni, acadêmica do 2º período do curso de Publicidade e Propaganda do UNIDEP

Revisão: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Foto: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Contato: [email protected]


Fonte: