às 14:50:00

Curso de Medicina realiza posse da nova diretoria do Centro Acadêmico

Protagonismo acadêmico é estimulado no UNIDEP, por meio dos CAs, Atléticas e Ligas

A posse da nova diretoria do Centro Acadêmico XXV de Setembro, do curso de Medicina do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), aconteceu na manhã do último sábado (11/09). O momento contou também com uma roda de conversa com o tema "Da graduação à pós-formação: experiências e primeiros passos", com os médicos Pedro Bortot, Camila Pollom e Vilson Campos, coordenador do curso de Medicina do UNIDEP.

Assumiram a diretoria do CA, cuja gestão será durante 2021-2022, os seguintes acadêmicos: Eduarda Pegoretti Pires, (presidente, 6º período); Gabriela Lucini (vice-presidente, 5º período); Ana Bárbara Silveira Bianchi, (1ª secretária, 4º período); Gabriella Sabrine de Andrade Lima, (2ª secretária, 6º período); Kamilla Isabel Nardi, (1ª tesoureira, 6º período); e Marcos Vinícius da Silva, (2º tesoureiro, 6º período).

A presidente do CA, Eduarda Pegoretti Pires, destacou que a nova diretoria pretende realizar uma gestão holística, voltada às necessidades e potencialidades do curso. “Pretendemos desenvolver uma linda gestão. Temos vários projetos em pauta, como, por exemplo, valorizar alunos que se destacam em diversas matérias, incentivando a excelência e, além disso, aprofundar o estudo prático entre os estudantes”, ponderou.

Para ela, o CA aproxima o curso de Medicina da comunidade e ainda estimula o protagonismo dos alunos. “Nosso CA tem o intuito de instigar nos alunos a empatia e o respeito às diferenças, tudo isso com a promoção de projetos e eventos solidários que façam uma ponte entre a comunidade e o curso de Medicina. Nesse sentindo, os próprios alunos serão protagonistas na promoção de eventos, congressos e jornadas, estimulando o protagonismo durante a jornada acadêmica”, destacou.

A acadêmica do 8º período de Medicina, Alini Zandonai, que presidiu o CA na gestão 2020-2021, ressaltou o desafio de assumir a missão durante a pandemia. “No início, achamos que seria uma grande barreira e que não conseguiríamos exercer tudo o que havíamos planejado. Então nos adaptamos e o resultado foi melhor que o esperado. Dentre nossas conquistas, as mais marcantes foram a fundação do MedLibras, que está proporcionando muito aprendizado e uma significativa melhora na qualidade dos pacientes; o I Congresso Internacional do Sudoeste do PR, que levou o nome do UNIDEP para outros países; e a nossa salinha, que certamente contribuirá muito para que os acadêmicos do curso tenham bons momentos de lazer e de descanso”, avalia. 

Alini também ressalta a importância da experiência. “Estar à frente do CA foi, sem dúvidas, uma das melhores experiências da minha vida acadêmica. Juntos, eu e os demais membros da diretoria crescemos e aprendemos muito sobre liderança e sobre trabalhar em equipe. Entendemos, na prática, a importância da união e da perseverança. Isso com certeza fará diferença em nossas vidas profissionais, no futuro, pois o mercado de trabalho exige, cada vez mais, profissionais emocionalmente preparados para superar adversidades e enfrentar desafios”, completou.

A diretoria do CA 2020-2021 contou com os seguintes acadêmicos: Alini Zandonai (presidente, 8º período); Angélica Denardi (vice-presidente, 9º período); Joslaine Schuartz Iachinski (1ª secretária, 6º período); Maria Eduarda Alérico (2ª secretária, 6º período); Briane Andrigo (1ª tesoureira, 6º período); e Adolfo Berlatto (2º tesoureiro, 6º período). 

------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Contato: [email protected]


Fonte: