às 14:24:00

UNIDEP lança programa para desenvolvimento de líderes

Programa Embaixadores UNIDEP é voltado à embaixadores e líderes de turma, oportunizando uma capacitação focada na realidade do mundo do trabalho e no desenvolvimento de planos de carreiras

Na noite da última sexta-feira (10/09), aconteceu o lançamento do Programa Embaixadores UNIDEP, um ciclo de desenvolvimento de lideranças voltado aos acadêmicos do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) que estão sendo protagonistas dentro e fora da Instituição: os representantes de turmas e embaixadores. A iniciativa visa oportunizar o planejamento da carreira profissional dos estudantes envolvidos, bem como o desenvolvimento de competências preconizadas no mundo do trabalho e, sobretudo, na sociedade. E para lançar o programa, o tema da noite foi “Liderança orientada pelo propósito”.

O momento contou com a participação virtual do presidente do Conselho de Administração do Grupo Afya Educacional, doutor Nicolau Esteves. Para ele, as histórias das pessoas devem ser valorizadas e, nesse sentido, o Programa Embaixadores refletirá na trajetória dos acadêmicos, pois o conhecimento transforma vidas. “Nossos alunos são o futuro da sociedade, por isso é uma satisfação muito grande acompanhar este programa. Sempre estamos em busca de novos horizontes e conquistas, pois não podemos nos acomodar. Afinal, as coisas mudam e isso acontece muito rápido. Sabemos que a liderança é construída no nosso dia a dia e temos alunos que já se mostram verdadeiros líderes, dentro e fora de sala de aula. Mas, para isso, é preciso ter propósito”, completou.

Quem também marcou presença, no formato remoto, foi o diretor Nacional de Graduação do Grupo Afya, Joaquim José da Cunha, que enalteceu a representatividade do programa, uma vez que a proposta estimula a autonomia e o protagonismo dos acadêmicos. “Escolhas refletem na trajetória de vida e no sucesso profissional, por isso devemos aproveitar as oportunidades que estimularão o nosso aprendizado e as nossas competências. Queremos que nossos alunos e egressos tenham condições diferenciadas, sendo capacitados para fazerem as melhores escolhas para o seu futuro. Tenho certeza que esse programa potencializará essas condições para os nossos estudantes”, disse.

A reitora do UNIDEP, professora Ornella Bertuol, destacou que a iniciativa objetiva o desenvolvimento de lideranças. “Os alunos representantes de turma e embaixadores devem ser parabenizados, pois têm demonstrado liderança e empatia dentro e fora da sala de aula. Este é mais do que um programa criado com muito carinho para desenvolver lideranças, é um marco na história do UNIDEP, que demonstra a ousadia institucional que nos caracteriza ao longo da nossa trajetória. Queremos que nossos alunos construam uma carreira profissional com planejamento, baseada em seus propósitos. Que a vontade de fazer a diferença no mundo os leve cada vez mais longe”, reforçou.

Na oportunidade, o coordenador de Planejamento Institucional do UNIDEP, professor Claudio Müller, falou sobre o tema “Liderança orientada pelo propósito”, instigando os estudantes a refletirem sobre o que é propósito e como é possível encontrá-lo. “O protagonismo não somente do professor no processo de formação soma-se à postura do aluno, que é o agente transformador da sua história. Nesse ciclo de formação de embaixadores, nosso objetivo é oportunizar que os acadêmicos encontrem o seu propósito: o que de melhor podem fazer para ajudar as pessoas, ou como podem usar o seu talento para contribuir com a sociedade. Ou seja, o propósito é muito mais amplo do que o objetivo, uma vez que também é capaz de acompanhar as transformações culturais, pois segue em evolução”, pontuou.

O programa
O Programa Embaixadores UNIDEP está sendo desenvolvido pelo Núcleo de Carreiras, coordenado pela professora Wanda Luquine Elias. “Queremos desenvolver a liderança e o protagonismo em acadêmicos de graduação do UNIDEP, a fim de oportunizar perspectivas de formação profissional. Com isso, iremos potencializar habilidades técnicas e comportamentais necessárias para o mundo do trabalho. É um programa especial, feito por pessoas especiais”, destaca.

A proposta prevê 20 horas de capacitação gratuita, desenvolvendo competências e habilidades inerentes ao profissional do futuro, visando despertar habilidades de liderança estudantil, social e profissional. Estão sendo ofertadas 40 vagas para embaixadores e líderes de turmas. O cronograma será realizado em três módulos: desenvolvimento; mentorias; e desenvolvimento de plano de carreiras. Os encontros serão aos sábados, sendo presenciais e remotos, e acontecem de 25 de setembro a 27 de novembro. As inscrições estão abertas e seguem até 17 de setembro, aqui.

------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: [email protected]


Fonte: