às 20:55:00

Alunos, egressos e colaboradores participam do Semear

Programa envolve acadêmicos, egressos e técnicos administrativos que sonham em ser professores ou professoras. A capacitação exclusiva iniciou nesta quarta-feira (18/08), voltada ao desenvolvimento de habilidades e competências essenciais para a atuação docente

Iniciou nesta quarta-feira (18/08), o Programa Semear, criado pelo Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), por meio do Setor de Gestão e Desenvolvimento de Talentos (Gesta) e do Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente (Naped), para oportunizar que alunos, egressos e técnicos administrativos tenham a oportunidade de trilhar a carreira docente.

O grupo viverá um cronograma de capacitações voltado à formação docente, composto por seis módulos, totalizando 22 horas. Entre os temas abordados, estão: autoconhecimento, ensino por competências, metodologias ativas, monitorias, mentorias, mercado profissional e atividades práticas.

A Pró-Reitora de Graduação do UNIDEP, professora Ma. Carla Maria Ruedell, destacou que o Semear faz parte de um conjunto de ações que busca valorizar e motivar a comunidade acadêmica. “Estamos construindo pontes para unir pessoas e projetos de vida, a inspiração necessária para impulsionar alunos, egressos e colaboradores, nos fortalecendo enquanto uma Instituição que há 21 anos concretiza sonhos de professores, alunos e funcionários”, enfatizou.

O acadêmico do curso de Direito, João André Gondaki, acredita que a experiência será um grande aprendizado. “O primeiro encontro foi incrível, gostei bastante! Os olhos brilharam, especialmente sobre o módulo da Mentoria com a professora orientadora e também sobre a banca, achei muito legal mesmo. Essas atividades práticas nos proporcionarão um constante aprendizado e ficarão marcadas em nossas memórias”, comentou.

A acadêmica Polianna Wilbert, do curso de Estética e Cosmética, também aprovou o primeiro encontro do Semear e compartilhou as expectativas para o Programa. “Foi bem bacana, pude conhecer a proposta da formação e a emoção foi grande, especialmente quando tive que me apresentar e contar por que desejo ser professora. Tenho certeza que o crescimento profissional será muito grande”, avaliou.

Eliziane Andolhe é Psicóloga, egressa do UNIDEP e responsável técnica pelo Serviço de Psicologia. Participando do Semear enquanto colaboradora, ela conta o que espera da iniciativa. “O Programa Semear, para mim, é como o próprio nome diz, uma sementinha, que iremos cultivar e com o tempo, ela vai desabrochar, crescer e se tornar uma árvore cheia de frutos! Essa é a minha expectativa com o projeto, dar muitos frutos”, disse.

O egresso do curso de Publicidade e Propaganda, Gabriel Cassol, diretor de arte na Agência Experimental de Comunicação (AÊ) do UNIDEP, também enaltece o sentimento e as expectativas ao participar do Semear. “É uma grande honra encontrar pessoas com o mesmo sentimento que o seu e que dividem o mesmo sonho, isso é incrível. O acolhimento de todos para que possamos crescer juntos, é um grande incentivo para seguir a carreira docente. Ver o brilho no olhar de cada um contando como surgiu a vontade de semear esse sonho, já demonstra que, sem dúvidas, o Programa será um grande passo na minha carreira”, destacou.

------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Contato: [email protected]


Fonte: