às 16:20:00

Odontologia celebra conquistas do curso com aula magna

Aula magna com o professor Rodrigo Ventura Rodrigues, realizada em 19 de maio, ressaltou a importância de cuidados medicamentosos em pacientes pós-Covid. Sobretudo, o momento marcou o início do funcionamento da Clínica Escola de Odontologia e a conclusão de 50% da graduação dos acadêmicos que integram a primeira turma do curso

Na noite de 19 de maio, o curso de Odontologia do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) realizou a aula magna com o tema “Cuidados medicamentosos em pacientes pós-Covid: exames complementares fundamentais para atender pacientes odontológicos com segurança”, ministrada pelo professor Rodrigo Ventura Rodrigues, doutor em Genética, cirurgião dentista, farmacêutico e coordenador de Graduação do ITPAC-Palmas.  O momento, que aconteceu no formato on-line, marcou o início dos atendimentos na Clínica Escola iniciados no mês de abril, voltados à comunidade interna e externa do UNIDEP, bem como a conclusão de 50% da primeira turma do curso.   

A coordenadora do curso de Odontologia do UNIDEP, professora Dra. Christiana Almeida Salvador Lima, enaltece a importância dos momentos alusivos às conquistas vivenciadas pelo curso, bem como a relevância da temática da aula magna diante do momento atual. “A fala do professor Rodrigo veio ao encontro da problemática atual da Odontologia, pois precisamos nos qualificar em relação ao cuidado dos pacientes que foram contaminados pelo coronavírus e possuem sequelas em diferentes graus de comprometimento”, frisa a professora. 

Ela também enaltece que, diante do cenário atual, há outras comorbidades que o cirurgião dentista deve estar apto a tratar. “Por isso, ter um cuidado desde a anamnese, considerando ainda a utilização de anestésicos durante os procedimentos odontológicos e a prescrição de medicamentos, é imprescindível.  Esse momento não exige a capacitação constante somente dos estudantes, mas também de toda a classe de profissionais odontólogos”, avalia.  

Christiana salienta, ainda, que o funcionamento da Clínica Escola e os 50% de conclusão da primeira turma confirmam a representatividade do curso de Odontologia para o UNIDEP, bem como para a área da saúde no contexto regional. “É muito importante saber que já trilhamos 50% do caminho com a primeira turma, pois isso também significa que o curso vem abraçando as necessidades da comunidade, ofertando atendimentos pautados em valores humanos e científicos. Tudo isso mostra que estamos no caminho certo na busca da excelência, desenvolvendo habilidades e competências que prevíamos para nossos egressos, plantando sorrisos e amor por onde o curso passa”, completou.

------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Contato: [email protected]


Fonte: