às 13:15:00

Histórias que inspiram: Julia, a soma de mulheres fortes

“Rosmeri, Vera Lucia e Caroline. Essas são as mulheres que me edificaram enquanto pessoa. Com elas tive uma base sólida, feita por mulheres fortes. Passei a infância em Xanxerê, Santa Catarina, sou a caçula. Meu pai, engenheiro, precisou interromper a carreira quando descobriu uma doença degenerativa. Depois disso, minha mãe, dentista, assumiu a condução da família, sendo o maior exemplo para mim e minha irmã.

Foi com a minha mãe que aprendi a olhar para aqueles que estão à margem da sociedade. Cresci a vendo atender os pacientes mais humildes, pessoas que não tinham dinheiro, detentos, prostitutas, travestis. Ali comecei a ver que, a partir da profissão que eu escolhesse, também deveria contribuir para transformar a sociedade.

Alcancei isso na docência, especialmente em pautas de direitos humanos e direito internacional, que são minhas paixões.  Mas posso dizer que a Julia professora nasceu no dia em que a professora Daniela Menengoti me pegou pelo braço e pediu que eu terminasse uma aula para ela. Eu ainda estava na faculdade, foi incrível! Ali eu vi que era aquilo que eu queria para a minha vida.

Depois, essa mesma professora oportunizou que eu a substituísse em algumas disciplinas, e foi assim que minha história na docência começou. Fui para o Mestrado e passei a me dedicar integralmente à carreira como professora. Quando recordo da importância de Daniela em minha vida, me vejo também nesse papel de docente que pode contribuir para guiar os sonhos dos nossos alunos. É uma grande responsabilidade e uma valorosa missão.

Cheguei no UNIDEP como professora em 2015, com 24 anos, lecionando para alunos mais velhos. Eu já atuava em outras faculdades, mas com o tempo optei em permanecer somente aqui. Fiz essa escolha porque este é um lugar onde me sinto em casa e sei que posso ser quem eu realmente sou. Um lugar que nos acolhe, que nos dá oportunidades. O meu segundo lar”.

Julia Dambrós Marçal, 30 anos – Professora do Curso de Direito do UNIDEP.

 

------------

* “Histórias que Inspiram” é um projeto da campanha institucional Ame o UNIDEP, criada pelo Comitê de Guardiões do Clima 2021. A iniciativa busca compartilhar histórias de superação de colaboradores e professores do UNIDEP.

 

Texto e entrevista: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Foto: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Contato: [email protected]


Fonte: