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Professora de Ciências Contábeis tem artigo aprovado em revista A2

A docente Poliana Martins celebra a aprovação de seu artigo em periódico internacional, reconhecido por reunir estudos voltados à gestão e divulgar estudos de pesquisadores oriundos de diferentes países

A professora Ma. Poliana Martins, do curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), é coautora de um artigo recentemente aprovado na International Journal of Productivity and Performance Management, revista Qualis A2 pela Capes. Com o título “Performance assessment of the operations strategy of credit unions”, o artigo também é de autoria de Edson Pinheiro de Lima, Sandro Cesar Bortoluzzi e Sergio Eduardo Gouvea da Costa.

Poliana conta que o artigo resulta da pesquisa realizada em sua dissertação de mestrado, em Engenharia de Produção e Sistemas pela UTFPR. “Após a defesa da dissertação, iniciamos o processo de elaboração do artigo, o qual foi demorado, pois precisamos traduzi-lo para o inglês, passando também pelo processo de revisões. A provação é motivo de muita alegria, pois esse periódico é reconhecido por possuir inúmeros estudos relacionados à área de gestão, produtividade e desempenho, reunindo estudos de inúmeros países e pesquisadores, o que enriquece o conhecimento do meio acadêmico”, avalia.

Segundo ela, o objetivo principal do estudo é confrontar fontes de conhecimento, analisando se o conteúdo da estratégia de operações de serviços, proposto pela literatura e validado por especialistas, está presente em modelos de avaliação de desempenho elaborados em quatro contextos distintos de tomada de decisão. “O estudo é baseado em entrevistas com especialistas e gestores de cooperativas de crédito, resultando em modelos de avaliação de desempenho focados nos procedimentos da metodologia MDCA-C e nas lentes da estratégia de operações”, conta.

Para Poliana, as contribuições práticas da pesquisa serão demonstradas por meio da estruturação dos modelos de avaliação de desempenho que proporcionaram aos gestores um melhor entendimento do contexto de suas agências. “Por meio dos modelos desenvolvidos, os gestores podem desenvolver estratégias para aprimorar áreas consideradas críticas. Também foi possível comprovar que a teoria complementa a prática, pois identificou-se que os elementos da literatura estão presentes nos modelos elaborados”, diz.

A professora ressalta, ainda, que o tema está associado a diferentes disciplinas do curso de Ciências Contábeis. “Temos várias disciplinas relacionadas à área gerencial, a qual gera informações para a tomada de decisões nas organizações. Essa pesquisa foi elaborada levando em consideração o contexto das organizações e as demandas dos gestores para avaliar o desempenho, o que os auxiliou em prol de um melhor entendimento dos seus contextos e, dessa forma, associando embasamento teórico e prático para as tomadas de decisões”, ressalta.

Para o coordenador do curso de Ciências Contábeis do UNIDEP, professor Me. Ronaldo Bieber, a atuação docente, frente à pesquisa, pode estimular os acadêmicos a vivenciarem práticas de ensino e pesquisa.  “O professor em sala de aula acaba sempre se tornando uma referência para os alunos. Para os acadêmicos, penso que é muito importante ter uma referência profissional que associe teoria e prática à pesquisa acadêmica. Afinal, a pesquisa faz com que o professor se conecte com o estado da arte. Assim, os bons exemplos podem ser seguidos, pois refletem tanto nas aulas, quanto em dinâmicas docentes e profissionais”, completa.

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Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

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