às 18:33:00

Docentes do UNIDEP se destacam no VII Fórum Sthem Brasil

O Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) está celebrando a aprovação de 100% dos trabalhos submetidos por docentes da IES no VII Fórum do Consórcio Sthem Brasil. Foram 17 trabalhos aprovados, de nove cursos, que versam sobre práticas exitosas de ensino envolvendo metodologias ativas e inovação. Há trabalhos que abordam, ainda, experiências pedagógicas durante a pandemia. Os trabalhos serão socializados em ambiente online, de 08 a 10 de abril. 

A coordenadora do Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente (NAPED), professora Elisa Denardi Tessaro, destaca a participação expressiva de docentes integrantes do Grupo de Estudos e Pesquisas em Metodologias Ativas (GEPMAT) e do Grupo de Estudos em Desenvolvimento, Aprendizagem e Identidade Docente (GEDAI).

“Certamente, o envolvimento com os grupos de estudos é um importante estímulo, mas também é necessário lembrar que esse engajamento soma-se à formação continuada que o UNIDEP proporciona aos seus docentes, incentivando a inovação em sala de aula, as práticas de metodologias ativas, bem como o uso de tecnologias no ensino e aprendizagem. Isso revela-se, ainda, no incentivo para que os docentes relatem suas práticas em pesquisas na área da educação e no Ensino Superior”, destaca Elisa. 

Para ela, esse desempenho é mais um exemplo de que as práticas de aprendizagem ativas e inovadoras estão sendo constantemente instigadas na Instituição. “Nos últimos anos, as discussões e oficinas sobre metodologias ativas, visando também a melhoria do engajamento dos alunos, estão presentes na nossa IES. Ter um número expressivo de trabalhos relatando boas práticas pedagógicas e resultados positivos de aprendizagem denota e evidencia que estamos aliando as reflexões teóricas com o que realmente praticamos nas nossas salas de aula”, evidencia. 

Elisa ressalta, ainda, que esse movimento voltado à aprendizagem ativa também possibilita um ensino voltado às competências, oportunizando um ambiente inovador que reflete positivamente na formação dos estudantes. “Quando os docentes do UNIDEP estudam e planejam suas aulas utilizando metodologias ativas estão também repensando constantemente o desenvolvimento de habilidades e competências nos seus alunos. Ao ler os trabalhos submetidos e aprovados no Fórum Sthem Brasil, observamos que nossos estudantes estão sendo desenvolvidos para além das habilidades técnicas exigidas pelas profissões. Os resultados das práticas relatadas pelos docentes evidenciam fortemente resultados positivos de engajamento, satisfação e aprendizagem discente”, reforça. 

O VII Fórum Sthem Brasil terá trabalhos de professores dos cursos de Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Medicina, Nutrição, Odontologia, Pedagogia. São eles: Alcione Cappelin, Analice Horn Spinello, Anelícia Veronica Bombana Consoli, Cassiane Gemi, Elisa Denardi Tessaro, Glaer Gianne Gewehr, Graciela Caroline Gregolin, Graziela Scopel Borges, Karin Carla dos Santos Schmidt, Keli Starck, Kelly Cristina Zavadski, Leocádia Orsato Brufatti Fagundes, Lia Barbosa Argenton, Luciana de Freitas Bica, Marcia Ionara Eichstadt Piovezani, Maurício Jacobi dos Santos, Rodrigo Bordin e Teresa Raquel Conte Demarco.

O congresso  

O gerente pedagógico da Direção de Ensino do Grupo Afya, professor Me. Denny Almeida, explica que o Consórcio Sthem (Science, Technology, Humanity, Engineering and Mathematics) possui 58 Instituições de Ensino Superior públicas e privadas. Este evento, em específico, busca socializar e integrar as práticas inovadoras de ensino voltadas à sala de aula, à pesquisa e à extensão, realizadas pelos docentes das IES integrantes do consórcio.  

“Participar do Fórum Sthem Brasil é uma forma importante e fundamental para que nossas IES sejam vistas e reconhecidas pela excelência do trabalho de ensino e aprendizagem e que, por sua vez, reafirma a potência do Grupo Afya Educacional no país e no mundo. Oportunidade para uma projeção necessária diante o cenário atual do Ensino Superior que não podemos desconsiderar”, ressalta o professor Denny.  

A parceria com o Programa Acadêmico e Profissional para as Américas – LASPAU, afiliado à Universidade de Harvard, com missão de fortalecer o ensino superior no Hemisfério Ocidental desde 1964, eleva o consórcio e os eventos STHEM a uma dimensão internacional.  Para saber mais e conferir a programação, basta acessar: https://www.sthembrasil.com/7forum

------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Foto: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Contato: [email protected]


Fonte: