às 17:38:00

Direito realiza simulado do Exame da OAB

Primeira edição do simulado envolveu alunos de todos os períodos do curso, evidenciando que a preparação para a prova deve ocorrer de forma permanente, em todos os momentos da graduação

No sábado, 17 de abril, o curso de Direito do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) promoveu o I Simulado do Exame da OAB. A aplicação da prova ocorreu de forma presencial, seguindo orientações preventivas e de biossegurança contra o Covid-19. Participaram acadêmicos de todos os períodos do curso, do primeiro ao quinto ano da graduação. A iniciativa soma-se às ações voltadas à preparação dos alunos para o Exame, que ocorrem de forma permanente.

O coordenador adjunto do curso de Direito do UNIDEP, professor Me. Eduardo Ernesto Obrzut Neto, contou que a prova seguiu o mesmo modelo, conteúdo e formato de aplicação do Exame da Ordem dos Advogados do Brasil, cuja primeira fase da 32ª edição ocorrerá no mês de junho. A prova foi presencial, justamente para que os estudantes vivenciem aspectos da realidade do Exame. “O compromisso e rigor perante a aplicação do simulado visam o resultado positivo, mesmo em uma prova teste. Por isso, os alunos também foram cobrados em relação à pontualidade dos horários, na administração do tempo da prova, na ambientação com o formato das questões, etc”, disse o professor.

De acordo com ele, a correção do simulado e a identificação de questões com maior ou menor índice de acerto permitem ao UNIDEP traçar um diagnóstico e propor estratégias para que os acadêmicos melhorem seu desempenho no Exame. “Temos a proposta de fazer uma preparação psicológica e emocional dos nossos alunos, para que eles consigam lidar com a ansiedade e nervosismo no dia da prova, em um trabalho personalizado e direcionado, em que contaremos com apoio do Padis e do curso de Psicologia. Isso soma-se, claro, às aulas preparatórias focadas no Exame e outros simulados que ainda vamos realizar, tanto para a primeira quanto para a segunda fase”, destacou.

O professor Eduardo evidenciou, ainda, a importância do envolvimento de alunos de diferentes períodos. “Para aqueles acadêmicos em fase inicial do curso, o simulado demonstrou que a preparação para o Exame da OAB deve ser constante durante todo o período da graduação. Para os acadêmicos que estão mais próximos de realizarem a prova, a experiência foi um treino,  demonstrando quais áreas precisam de maior foco nessa reta final. Certamente, esse será um diferencial dos nossos alunos”, frisou.

------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Contato: [email protected]


Fonte: