às 14:28:00

Histórias que inspiram: Rosi e sua vida dedicada aos livros

“Eu trabalhei 30 anos na biblioteca pública municipal de Pato Branco e após a minha aposentadoria não quis parar. Eu era muito jovem ainda, pois comecei a trabalhar aos 15 anos. Depois disso eu vim para a então FADEP e estou aqui há 18 anos. Me dedicar aos livros e conviver com as pessoas que frequentam a biblioteca é algo que sempre gostei de fazer.

Na biblioteca pública foi um tempo em que não tinha internet. Então a gente tinha que saber muito sobre os livros para orientar os frequentadores. Por isso, todos os dias eu aprendia algo. É assim até hoje. Vejo pessoas que eu atendia lá trabalhando aqui, hoje são professores, mestres, doutores, advogados, médicos! Isso me enche de alegria.

Aqui, faço muitas amizades. Antes da pandemia tínhamos uma convivência muito grande com os alunos, pois muitos deles estão longe da família.  Então, a gente literalmente os adota. Muitas mães também vêm aqui, conversam conosco, pedem que cuidemos dos seus filhos. Eu me vejo nelas, pois já passei por isso também.

São quase 50 anos trabalhando em meio aos livros e ao conhecimento. Sim, eu amo o UNIDEP porque amo o que eu faço. A convivência com as pessoas, desde as zeladoras, guardiões, reitoria e também com os acadêmicos, permite que possamos aprender todos os dias. Este é um lugar maravilhoso, que cuida das pessoas.

Meu maior sonho, hoje, é ver a nossa biblioteca cheia de alunos novamente”.

Rosi Martins Gemza – Assistente da Bibliotecária do UNIDEP

------------

* “Histórias que Inspiram” é um projeto da campanha institucional Ame o UNIDEP, criada pelo Comitê de Guardiões do Clima 2021. A iniciativa busca compartilhar histórias de superação de colaboradores e professores do UNIDEP.

  

Texto e entrevista: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Foto: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Contato: [email protected]


Fonte: