às 15:26:00

UNIDEP e Prefeitura anunciam obras na unidade de saúde central

Termo de compromisso entre o UNIDEP e a Secretaria Municipal de Saúde, para reforma e ampliação da unidade central de saúde de Pato Branco, foi assinado nesta terça-feira (20/04)

A Reitora do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), professora Ornella Bertuol Antunes, participou da solenidade que marcou os 100 dias de governo da atual Administração Municipal, realizada na noite desta terça-feira (20/04), no Largo da Liberdade. Entre os investimentos e projetos anunciados pelo prefeito Robson Cantu – nas áreas de infraestrutura, educação, agricultura, ciência, tecnologia, trânsito, segurança pública e saúde – na ocasião também aconteceu a assinatura do termo de compromisso entre o UNIDEP e a Secretaria Municipal de Saúde, para reforma e ampliação da unidade central de saúde de Pato Branco.

A obra será custeada por meio do Programa Mais Médicos, que prevê o repasse de recursos do UNIDEP, oriundos da receita do curso de Medicina, ao gestor local do Sistema Único de Saúde (SUS). “Além do investimento em infraestrutura, conforme previsto em portaria publicada pelo Ministério da Saúde, este recurso pode ser destinado também para aquisição de equipamentos, na capacitação de profissionais de saúde e para bolsas de residência médica”, pontua Ornella.

Para a professora Ornella, os investimentos, somados ao trabalho prestado diariamente por alunos e docentes dos cursos da área da saúde do UNIDEP, confirmam a responsabilidade social presente no DNA e na história da Instituição. “Com essa obra, a unidade central abrigará vários programas de saúde da municipalidade, além da sede administrativa da Secretaria Municipal de Saúde e o Ambulatório Escola do UNIDEP, que funciona desde 2020, em um espaço que também foi reformado por nós e que agora será ampliado devido à integralização do curso. Assim, o número de alunos atuando no local será ampliado e, sob supervisão de docentes médicos, uma maior parcela da população pato-branquense será beneficiada”, destaca.

Ornella lembra, ainda, que paralelamente também acontecem obras de reforma e revitalização no Hospital São Lucas de Pato Branco e no Hospital Policlínica Pato Branco, que estão em fase de conclusão. “São investimentos realizados com recursos próprios do UNIDEP e do Grupo Afya Educacional, na ordem de R$ 1 milhão em obras nos dois hospitais, visando oportunizar a melhoria do atendimento à população, especialmente aos usuários do SUS”, destaca Ornella, reforçando que além dos dois hospitais e do ambulatório central, as unidades básicas de saúde também recebem alunos dos cursos da área de saúde do UNIDEP para a realização de aulas práticas e estágios supervisionados.

O prefeito de Pato Branco, Robson Cantu, destacou que esses 100 dias de governo foram baseados em muito planejamento. “Estudamos a estrutura física do município, ouvimos e dialogamos com nossas equipes, para compreender a dinâmica do Executivo e, assim, melhorar a prestação de serviços ofertados à população. Passado esse período, seguiremos firmes no projeto que temos para Pato Branco, priorizando a qualidade de vida das nossas equipes e da população. Afinal, o maior objetivo da nossa administração é cuidar das pessoas, promovendo uma gestão eficiente, em prol do futuro dos pato-branquenses”, salientou.

Investimentos anunciados

Na ocasião, demais investimentos foram anunciados, entre eles obras de pavimentação asfáltica das ruas Urbano Wittman e Possídio Salomoni; aquisição de câmeras de lapela para agentes de trânsito; pavimentação com pedras irregulares (calçamento) na comunidade de Passo da Ilha; pavimentação asfáltica na comunidade de São Caetano (5,7 km); plano de integração com Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná); e praça poliesportiva no Bairro Anchieta.

Para a área de ciência, tecnologia e inovação, foi anunciada a criação do Parque Tecnológico II, que envolve também o planejamento e execução do projeto Pato Branco Cidade Inteligente e a criação do polo de biotecnologia e do polo astronômico. Um projeto de gerenciamento eletrônico e reconhecimento facial voltado à segurança pública também foi apresentado, assim como a implementação de um novo modelo de ensino da robótica, para mais de 5 mil alunos de 25 escolas municipais.

Na educação, haverá a aquisição de câmera de monitoramento IOT para o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Raio de Sol. Também houve o anúncio do Projeto Incluir é Construir e do Centro de Convivência para alunos autistas, ações que somam-se ao novo sistema de ensino para a Rede Municipal de Educação, que inclui material didático e pedagógico.

Para a área da saúde, além da reforma e ampliação da unidade central de Pato Branco, houve a assinatura da doação de terreno para construção da sede própria do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: [email protected]


Fonte: