às 13:25:00

Histórias que inspiram: do estagiário ao coordenador, a trajetória de Ronaldo

“Cheguei ao UNIDEP como estagiário na área de tecnologia da informação, atuando no laboratório de informática. Era 2004, na época eu tinha 20 anos e estudava Automação Industrial na UTFPR. Foi aí que passei a ter contato com os professores, alunos e comecei a me interessar pela área de Administração. Tanto que, dois anos depois, quando terminei minha primeira graduação, ingressei na antiga FADEP como aluno do curso de Administração. Ali eu já sabia que meu sonho era, um dia, ser professor dessa instituição.

Quando conclui o curso em 2009, comecei a atuar numa indústria e iniciei minhas especializações. A partir disso, tive minhas primeiras experiências na docência, em que lecionei em faculdades de Barracão e Dois Vizinhos, quando também pude coordenar cursos da área. Minha vinda ao UNIDEP como professor foi em 2014. Ali eu havia chegado aonde eu queria, começava então a conquistar o meu sonho.

Precisei de muito foco para alcançar o objetivo de ser professor do UNIDEP. Aliás, sempre uso essa trajetória como exemplo para os alunos, pois eu trilhei um objetivo e, durante cinco anos da minha vida, me dediquei dia e noite para conquistar meu espaço e ser docente daqui. Uma conquista pessoal que me lembra, todos dias, o quanto é importante ter objetivos e traçar estratégias para alcançá-los.

O que me faz ser apaixonado por esse lugar são as pessoas, os colegas, o clima. Por isso o UNIDEP faz parte da minha vida profissional e pessoal, pois aqui conheci minha esposa e hoje tenho minha família, a Kelly e meus três filhos, Nicolas, Klaus e Henry. É um ambiente que representa uma vida, nele construímos vínculos que mudam a nossa história. Posso dizer que minha vida mudou ao chegar no UNIDEP. Aquele jovem de 20 anos não imaginava isso, mas já sabia sonhar.

Devo muito disso aos meus pais, Carlos e Maria. A experiência que eu trouxe de casa, também a oportunidade de crescer ao lado da minha irmã Rosangela, me fez sempre querer ser orgulho para a minha família. Isso eu levo para a sala de aula também, pois muitos dos aprendizados mais valiosos não estão nos livros. Hoje, enquanto pai dos meus pequenos, busco ser referência, um espelho, como meu pai é para mim. Por isso, há momentos em que o Ronaldo pai, filho e professor se encontram. Aliás, se você é professor, acredito que o teu upgrade na profissão ocorre quando você se torna pai.

Se eu amo o UNIDEP? Posso afirmar que sim, pois esse é um ambiente totalmente dinâmico, onde as pessoas se acolhem e se apoiam. Aqui consegui desenvolver e concluir muitos projetos, o que me permitiu chegar à coordenação. Devo isso à sinergia que aproxima as pessoas. Todo mundo aqui tem um coração muito aberto, quer crescer e evoluir junto. Com dez anos de casa consigo enxergar, todos os dias, que aqui é um lugar muito especial. O meu lugar”.

Ronaldo Bieber, 36 anos – Coordenador dos cursos de Administração e Ciências Contábeis do UNIDEP

------------

* “Histórias que Inspiram” é um projeto da campanha institucional Ame o UNIDEP, criada pelo Comitê de Guardiões do Clima 2021. A iniciativa busca compartilhar histórias de superação de colaboradores e professores do UNIDEP.

 

 Texto e entrevista: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Foto: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Contato: [email protected] 


Fonte: