às 14:23:00

Apresentações de TCCs encerram ano letivo no UNIDEP

Neste segundo semestre de 2021, seis cursos do UNIDEP realizaram bancas de apresentação de trabalhos de conclusão de curso, incluindo também projetos experimentais e estágios

Diversos cursos do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) realizaram bancas de socialização dos trabalhos de conclusão de curso, projetos experimentais e estágios no final deste semestre, reunindo professores e acadêmicos. Entre eles, estão os cursos de Educação Física, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Fisioterapia, Psicologia e Publicidade e Propaganda.

A coordenadora do curso de Psicologia, Ma. Teresa Raquel Conte Demarco, conta que acadêmicos do 6º período compartilharam suas experiências Estágio de Diagnóstico e Intervenção, a partir da atuação na Casa de Apoio Gama, Lar de Idosos São Francisco de Assis, Arte de Envelhecer (Hospital Filantrópico Policlínica) e Programa de Saúde do Acadêmico (Prosa). Houve ainda apresentação de banners do Estágio Supervisionado Básico III, elaborados pelos alunos do 4º período. Além disso, o 10º período apresentou práticas de estágios em diferentes campos de atuação.

“As práticas de estágios em vários campos de atuação e nos diferentes períodos do curso de Psicologia, contribui de forma significativa para o crescimento profissional e pessoal dos alunos, além de refletir na construção do conhecimento científico e também na sociedade. Todos os estágios são de extrema relevância e ajudam a construir nos estudantes as habilidades e competências que desejamos enquanto docentes, como empatia, resiliência, administração do tempo, tolerância a frustração, trabalho em equipe, entre outras”, avalia Teresa.

O coordenador do curso de Fisioterapia, professor Me. Michel Henrique Baumer, conta que, neste ano, o 10º período realizou apresentações com pôsteres dialogados. “Em 2020, os trabalhos foram socializados via Zoom, e boa parte dos artigos precisou se basear em revisão de literatura, uma vez que as aplicações de estudos em campo foram comprometidas pela pandemia. Neste ano, vários dos artigos apresentados já haviam sido publicados previamente no SUMMIT UNIDEP e estão em fase final de aprovação em periódicos, fato que atesta a qualidade e como esses trabalhos refletem positivamente, tanto na comunidade acadêmica quanto na sociedade em geral”, pontua o professor.

De acordo com o coordenador do curso de Educação Física, professor Pablo Aurélio Dourado, as pesquisas versaram sobre saúde do idoso a alto desempenho na prática de fisiculturismo, acompanhando pesquisas regionais e nacionais na área de treinamento. “As pesquisas se subdividiram em dois grandes grupos, um contando com a pesquisa bibliográfica referente a métodos de treinamento e obtenção de resultados e outro com a aplicação de grupos de controle e comparação entre tipos diferentes de abordagem de treinamento. Para nós, esse foi um momento de orgulho, pois confirma a qualidade da formação de nossos acadêmicos”, completa.

------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Contato: [email protected]

 


Fonte: