às 22:40:00

Inicia mais uma Semana de Desenvolvimento UNIDEP

De 13 a 16 de outubro, professores e colaboradores do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) vivenciarão a programação da Semana de Desenvolvimento. As atividades iniciaram na noite desta quarta-feira (13/10), com a palestra de abertura “Um olhar sobre saúde e emoções dos educadores: desafios e possibilidades”, ministrada pela professora e psicóloga Alessandra Melânia Gressana Vivan.

A programação é promovida pelo Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente (Naped), pelo Setor de Gestão e Desenvolvimento de Talentos (Gesta) e pela Coordenação de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização (COPPEXI). A coordenadora do Naped, professora Elisa Denardi Tessaro, falou sobre o intuito da programação, que possui como tema “O educador transformador”. “Consideramos que para alicerçar a prática do profissional da Educação, precisamos nos apropriar da responsabilidade e da consciência de que todos os fazeres da comunidade educacional educam e transformam a todo e qualquer tempo”, disse.

Alessandra Vivan é docente de pós-graduação e por dez anos foi professora do UNIDEP. Sua fala buscou gerar reflexões sobre a importância de experienciar o mundo e os momentos, evidenciando que o sentido da vida está em valores pessoais, em que fatores externos que denotam supostas insuficiências devem ser evitados. “Não consigo ver uma atividade ligada à educação que não envolva as emoções. Portanto, como viver os momentos do nosso dia a dia sem vivenciar ou perceber o que estamos sentindo?”, provocou.

Ela pontuou, ainda, que o período de pandemia também trouxe noções de flexibilidade psicológica, o que reforça a necessidade de “sentir” mais os momentos vividos no presente. “Estamos passando por uma transição, um momento que nos exige ampliar o nosso repertório, mas tudo ainda está ocorrendo de uma forma muito rápida, o que nos mantém numa constante busca”, frisou.

Alessandra reiterou a necessidade de compreender e aceitar que todo processo de sofrimento é natural e refere-se a uma condição humana. “Muitas vezes, evitamos experienciar e se colocar presente nas relações, pois tentamos não sentir dor. Assim, inicia um ciclo em que sentimos menos, em vários sentidos da vida. Não é que não possamos sofrer, mas a questão é não ficarmos focados na dor. Precisamos sentir o que faz sentido”, completou.

A reitora do UNIDEP, professora Ornella Bertuol, destacou o papel dos educadores frente aos desafios pessoais e profissionais, especialmente diante do futuro dos alunos do Ensino Superior. “Nossos colaboradores e professores são o sentido do UNIDEP, a engrenagem que oportuniza transformar muitas vidas. Como educadores que somos, aprendemos no dia a dia que o ato de afetar-se contempla nossas atividades de ensino, pesquisa e extensão, e que trabalhamos ativamente para encantar o nosso aluno por meio de experiências de ensino-aprendizagem. Que saibamos afetar o nosso aluno com sentimentos bons e que ele tenha a certeza, todos os dias, que é bem-vindo aqui e que também somos o seu lar”, ressaltou.

Na segunda parte da programação da noite, professores e colaboradores participaram de salas de debate sobre a palestra, quando puderam compartilhar experiências e suas impressões em relação ao tema apresentado. Professoras do curso de Psicologia, juntamente com a equipe do Gesta, conduziram o momento.

Programação
Nesta quinta-feira (14/10), a partir das 19h15, será realizada a oficina “Internacionalização: um mundo de possibilidades”, e a oficina “iDaí? Da ideia ao protótipo”. Às 20h30, acontecerá a oficina “Desmistificando a pesquisa”. Na sexta-feira (15/10), às 18h30, haverá a inauguração da Sala InspirAÇÃO”. Em seguida, professores e colaboradores socializarão suas atividades na 1ª Mostra de Práticas Encantadoras”. A programação encerrará no sábado (16/10), às 09h, com mais uma etapa de formação de mentores do Programa iDaí, que ocorre por meio da parceria entre o UNIDEP e o Sebrae/PR.

------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: [email protected]


Fonte: