às 09:33:00

UNIDEP realiza recepção e acolhimento de novos docentes

Encontros acontecem nesta quinta e sexta-feira, dias 21 e 22, sendo conduzidos pela Pró-Reitoria Acadêmica, Naped e Gesta

Nesta quinta-feira (21/01), o Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) realizou o primeiro encontro voltado à recepção dos novos docentes que começam a atuar na IES neste primeiro semestre de 2021. Nesta sexta-feira (22/01), ocorre outro encontro, também destinado ao acolhimento dos novos professores.

Na primeira noite, a pró-reitora Acadêmica, professora Ma. Carla Maria Ruedell, deu as boas-vindas aos professores que passam integrar o time UNIDEP. “Lembro de janeiro de 2004, quando cheguei a Pato Branco e na antiga FADEP, hoje UNIDEP, para lecionar, sentindo a emoção do meu primeiro dia como docente desta IES. Participar de um momento como este, agora, demonstra o quanto que o UNIDEP vem evoluindo, sem nunca deixar de acolher e dar o melhor apoio ao seu professor. O Naped e o Gesta têm um papel fundamental nesse acolhimento e no desenvolvimento dos nossos professores, o que nos deixa muito tranquilos em recebê-los. Sejam muito bem-vindos”, disse.

Em seguida, a coordenadora do Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente (Naped), professora Elisa Denardi Tessaro, realizou a apresentação institucional, falando sobre momentos da história da IES, enaltecendo o papel que a mesma exerce na Afya Educacional e o compromisso pedagógico que assume perante a comunidade acadêmica, voltado ao protagonismo discente.

Elisa também apresentou os dois grupos de estudos que são conduzidos pelo Naped: Grupo de Estudos e Pesquisas em Metodologias Ativas (GEPMAT) e o Grupo de Estudos em Desenvolvimento, Aprendizagem e Identidade Docente (GEDAI), que começa a atuar em fevereiro deste ano, envolvendo os professores do UNIDEP em encontros nas terças-feiras.   

A coordenadora-adjunta do Naped, professora Ma. Kelly Zavadski, falou sobre a identidade do docente UNIDEP, em diálogo com o Projeto Pedagógico Institucional (PPI), mas também atendendo ao momento vivido pela IES voltado à docência criativa e inovadora. Nesse sentido, ela destacou a importância da associação pedagógica entre as hard e soft skills, dentro e fora da sala de aula. Orientações para a construção dos planos de ensino e sobre o sistema de avaliação também foram fornecidas pela professora Kelly.

Como o processo de recrutamento e seleção é conduzido pelo Setor de Gestão e Desenvolvimento de Talentos (Gesta), na oportunidade, ainda, a coordenadora do setor, Jaqueline Ferreira Bernardi, apresentou o departamento e forneceu informações referentes à adaptação dos professores, bem como sobre as capacitações oportunizadas pelo UNIDEP e pela Afya. Os docentes também puderam conhecer aspectos importantes da atuação do Programa de Atendimento ao Discente (Padis) e da Ouvidoria do UNIDEP.

------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Fotos: Alan Winkoski, fotógrafo do UNIDEP

Contato: [email protected]


Fonte: