às 13:02:00

Curso de Medicina retoma atividades práticas de forma gradual

Alunos dos 6º e 7º períodos estão prestando atendimentos à população no Ambulatório Municipal

Alunos do curso de Medicina do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) estão prestando atendimentos à população no Ambulatório Municipal - Unidade Escola UNIDEP. No local, os acadêmicos dos 6º e 7º períodos realizam atendimentos de pediatria, clínica médica, ginecologia, obstetrícia e também realizam pequenos procedimentos. Entre os meses de julho e agosto, foram 322 pessoas atendidas, além de 62 procedimentos cirúrgicos realizados pelos estudantes, com supervisão dos professores.  

O coordenador do curso de Medicina do UNIDEP, professor Me. Vilson Geraldo de Campos, explica que o retorno gradual dos acadêmicos compreende a sequência de atividades extensionistas junto à comunidade. “O retorno busca atender, sobretudo, demandas da Secretaria Municipal de Saúde, em que a atuação dos alunos contribui significativamente para a redução da demanda represada de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS)”, enfatiza.  

Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira, das 07h às 12h e das 13h00 às 18h, atendendo às diretrizes preconizadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e com o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). “Nosso propósito é garantir o atendimento humanizado à comunidade, pois, enquanto Instituição de Ensino da área médica, temos compromisso com os serviços de saúde prestados à população de Pato Branco e região”, enaltece Vilson.  

A secretária municipal de Saúde de Pato Branco, Márcia Fernandes de Carvalho, avalia a atuação dos acadêmicos junto à comunidade. “É de suma importância essa integração entre ensino e o Sistema Único de Saúde (SUS), especialmente a atuação dos alunos no modelo preconizado pelo Programa Mais Médicos, o que permite a inserção dos estudantes desde cedo em práticas que acontecem dentro do SUS, o que oportuniza experiências, novos aprendizados e reflete positivamente no atendimento ofertado à população. O contato com a comunidade aproxima o acadêmico em formação da realidade social, oportunizando vivências diferenciadas, que eles levarão para a vida”, pontua.  

A Reitora do UNIDEP, professora Ornella Bertuol, reforça que a inserção dos alunos e docentes em práticas junto a atendimentos prestados pela Secretaria Municipal de Saúde, atende às prerrogativas do curso de Medicina, que foi autorizado por meio do Programa Mais Médicos, do Governo Federal. “O Programa Mais Médicos tem, como um dos seus pilares, a integração escola-comunidade através do sistema de saúde local. Sabemos que ao estarmos junto à população, além de contribuirmos diretamente para a qualidade de vida, estamos oportunizando uma formação cada vez mais humanizada, formando médicos que farão a diferença na sociedade”, destaca Ornella.  

Para agendar atendimento no Ambulatório Municipal - Unidade Escola UNIDEP, basta entrar em contato pelo telefone (46) 3213-1700. O Ambulatório situa-se na Rua Paraná, 340, cujo funcionamento resulta de convênio de parceria entre o UNIDEP e a Secretaria Municipal de Saúde de Pato Branco.

Orientações gerais sobre o atendimento no ambulatório municipal:

- Os atendimentos são realizados somente em horários previamente agendados;

- Acompanhantes de pacientes só são permitidos em casos estritamente necessários e desde que a presença dos mesmos seja comunicada no momento do agendamento do atendimento;

- Pacientes que apresentarem sintomas de Covid-19 (febre, tosse seca ou secretiva persistente, espirros, coriza, e falta de ar) não deverão comparecer à consulta agendada, mas buscar pelo centro de referência em atendimentos;

- O paciente deve comparecer com precisão no horário agendado, evitando aglomerações causadas por chegada antecipada ou atrasos;

- Em todos os espaços do Ambulatório, deve-se manter o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as pessoas;

- O uso de máscara é obrigatório por todos.  

------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Fotos: Alan Winkoski, fotógrafo do UNIDEP

Contato: [email protected]    


Fonte: