às 17:13:00

Primeiro Congresso sobre Direitos Humanos da Afya acontece nesta semana

Primeiro Congresso sobre Direitos Humanos é realizado nesta semana. Evento reúne estudantes e profissionais de várias unidades do Grupo Afya, em que o UNIDEP foi representado pela professora Ma. Julia Dambrós Marçal

Nesta semana, está sendo realizado o Ⅰ Congresso sobre Direitos Humanos do Grupo Afya! Esse evento é realizado de maneira remota e, dessa forma, possibilita reunir estudantes e professores de várias unidades do grupo Afya de todo o Brasil, oportunizando, assim, a troca de experiências e conhecimento de diversas perspectivas diferentes. As palestras ocorrem de 24 a 28 de agosto, das 14h às 21h30, sendo ministradas por vários docentes das diversas Instituições de Ensino Superior da Afya.  

Representando o Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) na programação, está a docente do curso de Direito, Julia Dambrós Marçal, cuja palestra foi realizada nesta terça, 25 de agosto, às 14h. O tema da palestra ministrada pela professora foi “Perspectivas da Violência Contra a Mulher na América Latina à Luz do Sistema Interamericano de Direitos Humanos”.

Na ocasião, Julia apresentou dados e discorreu acerca da violência contra a mulher, falando sobre o feminicídio e como as leis e os Direitos Humanos devem agir para protegerem as mulheres, principalmente na América Latina. Conforme citado por Julia, a América Latina possui um extenso histórico de violência contra a mulher que vem de anos atrás, e acaba sendo uma das regiões mais violentas do mundo.

“As mulheres têm uma conquista muito tardia de direitos, lembrando que direito não é apenas um conjunto de regras e princípios que visam regular o comportamento social, mas o direito também deve ser entendido como um instrumento de luta, de conquista de direitos, porque quando eles são negados ou violados nós percebemos a importância que eles acabam tendo na nossa vida. Essa ausência legislativa e de reconhecimento acaba refletindo, como uma forma de espelho, nesse comportamento da sociedade”, explicou.  

Julia também se mostrou esperançosa em futuras mudanças da sociedade, para melhor. “Apesar das leis já criadas, precisamos avançar ainda mais para que tenhamos novas e melhores perspectivas para as futuras gerações. Com políticas públicas e educação, acredito que a médio ou longo prazo a gente comece a ver resultados ainda melhores e que os índices mostrados de violência consigam ser diminuídos com o passar dos anos”, relatou.  

As palestras abordam temas como Direitos Humanos, diversidade étnico-racial, cidadania, democracia, violência, desigualdade social, diversidade de gênero, entre inúmeras outras pautas muitas importantes. Toda a programação pode ser encontrada no link https://www.even3.com.br/direitoshumanos2020, que também disponibiliza as inscrições para estudantes e profissionais do Grupo Afya, bem como para a comunidade externa.    

------------

Matéria: Karen Del Sant, acadêmica do 4º período do curso de Publicidade e Propaganda do UNIDEP

Revisão: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Fotos: Alan Winkoski, fotógrafo do UNIDEP

Contato: [email protected]


Fonte: