às 11:50:00

Coordenação de Medicina promove recepção dos calouros

Novo semestre letivo iniciou nesta segunda-feira, 10 de agosto, com programações promovidas pelas coordenações. A mobilização segue nos próximos dias, com atividades variadas, de acordo com a realidade de cada curso

O novo semestre letivo para o Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) iniciou nesta segunda-feira, dia 10 de agosto. As coordenações estão promovendo programações específicas para recepcionar os alunos, especialmente os calouros, assim como ocorreu nesta manhã, no curso de Medicina, que realizou um encontro on-line para dar as boas-vindas à sexta turma, que possui estudantes de diferentes estados brasileiros, entre eles Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Maranhão.  

A Reitora do UNIDEP, professora Ornella Bertuol, deu as boas-vindas aos alunos e apresentou a trajetória do UNIDEP, evidenciando a história da Instituição de Ensino Superior (IES), que celebrou 20 anos recentemente. “A Medicina, junto com outras áreas da saúde, é responsável por cuidar do que é mais precioso: a vida. Por isso, sintam-se, além de felizes, honrados e gratos pela oportunidade de realizarem o sonho de cursar Medicina e, principalmente, por poderem fazer a diferença na sociedade. A partir de agora, vocês têm a possibilidade de construir uma condição de saúde diferenciada para o nosso país, pois o profissional médico tem um papel fundamental para a viabilização de um acolhimento acessível, humanizado e qualificado”, destacou Ornella.  

Em seguida, a Pró-Reitora Acadêmica, professora Carla Maria Ruedell, enalteceu a política pedagógica do UNIDEP e apresentou as principais diretrizes do ensino por competências. “Queremos que nossos alunos sejam protagonistas, reflexivos e críticos, abertos ao novo e aos desafios propostos pelos docentes. Essa postura contribui para que, além da aprendizagem e da formação técnica, o acadêmico seja estimulado a desenvolver as suas soft skills, ou seja, as competências que farão a diferença na trajetória do profissional médico”, enfatizou Carla, que também apresentou programas e ações institucionais.

O coordenador do curso de Medicina, professor Vilson Geraldo de Campos, enalteceu a trajetória do Grupo Afya Educacional na educação médica, que atua em diferentes regiões do Brasil com unidades de ensino que abrangem a graduação, a pós-graduação e preparatórios para residência. Os calouros também puderam conhecer as diretrizes do Programa de Atendimento ao Discente (Padis), a partir da apresentação da coordenadora Jaqueline Bernardi Ferreira e de integrantes dos setores pedagógicos e psicológicos da equipe multidisciplinar.  

Os acadêmicos Júlio Simonetto Fiorello e Nicolli Marchiori Vicentini apresentaram a Associação Atlética de Medicina de Pato Branco (AAAMPB). A presidente do Centro Acadêmico de Medicina XXV de Setembro, Alini Zandonai, falou sobre a atuação do CA e sobre o protagonismo acadêmico por meio das Ligas Médicas, que abrangem diferentes áreas do conhecimento.  

Para fechar a programação da manhã, os novos alunos foram convidados a conhecer a Instituição, num passeio “virtual” pelos espaços da IES, com apresentação de vídeo e fotos, especialmente dos novos laboratórios.    

I Congresso On-line do Curso de Medicina

Como parte da programação organizada pela coordenação e acadêmicos, o curso de Medicina está provendo, de 10 a 14 de agosto, o I Congresso On-line do Curso de Medicina do UNIDEP, que acontece a partir das 19h. A programação pode ser conferida em https://bit.ly/CongressoMed.  

------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Fotos: Alan Winkoski, fotógrafo do UNIDEP

Contato: [email protected]


Fonte: