às 17:27:00

UNIDEP na Exame! Projeto de Engenharia Civil é destaque nacional

Finalista da Competição Global de Ideias de Negócios Verdes, alternativa socioambiental foi destaque em sites e portais como Exame.com, Terra, Climatempo, entre outros

O DrainStreet, projeto idealizado no curso de Engenharia Civil do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), finalista da Competição Global de Ideias de Negócios Verdes, está ganhando notoriedade nacional. Na última semana, a alternativa socioambiental foi destaque em sites e portais como Exame.com, Terra, Climatempo, entre outros. A visibilidade resulta do desempenho na competição promovida pela ClimateLaunchpad, correalizada no Brasil pela Climate Ventures, na qual o projeto está entre os oito finalistas brasileiros, após a etapa de mapeamento que reuniu 127 soluções oriundas de todo país.  

A professora Ma. Keli Starck, orientadora do projeto, juntamente com os egressos Djuliana Antonia Ribas e Vanderson Andreola Bortolotto, participaram, no final de junho, do bootcamp – foram três dias de imersão e treinamento, voltados ao desenvolvimento do negócio e apresentação de pitch em inglês. “Para a prática docente, o reconhecimento nacional demonstra que estamos no caminho certo, formando alunos para o mercado de trabalho, mas também oferecendo uma educação empreendedora, que os conduz para a criação e desenvolvimento de projetos inovadores”, enaltece Keli, lembrando que o projeto foi realizado pelos egressos durante três anos da graduação, sendo aprimorado no trabalho de conclusão de curso da dupla.  

“Para a DrainStreet, ser finalista nacional da maior Competição Global de Negócios de Ideias Verdes é motivo de muito orgulho e este reconhecimento de projeção nacional só reforça a certeza de que estamos trilhando um belíssimo caminho, que tende a ser promissor. Também nos oportuniza inspirar outros projetos de impacto socioambiental, comprovando que é possível viver em harmonia com o meio ambiente. As menções na mídia trazem muita visibilidade e essa projeção pode ser uma oportunidade de atrair investidores para a DrainStreet”, reforça Keli.  

O coordenador do curso de Engenharia Civil do UNIDEP, professor Me. Tobias Jun Shimosaka, enaltece o sentimento de orgulho devido ao reconhecimento dos egressos, da professora, bem como do curso. “Temos muito orgulho por termos uma professora e alunos tão dedicados, qualificados a ponto de ter um projeto que hoje está na Exame e em demais veículos de abrangência nacional. O reflexo que isso gera em nosso corpo docente e discente é muito positivo, sendo exemplo e inspiração, incentivando a melhoria contínua”, destaca Tobias, que completa: “a lição que fica é a de que devemos, sim, sonhar alto! O sonho vira realidade, quando somado a muito trabalho e empenho, atrelado à confiança que devemos ter em nosso trabalho e na qualidade do que é desenvolvido pelo UNIDEP”, enfatizou.  

O projeto

A DrainStreet compreende um sistema de drenagem urbana capaz de aumentar a área de permeabilidade do solo em áreas pavimentadas – com os impactos econômicos, sociais e ambientais causados por alagamentos em centros urbanos, tornar as cidades mais permeáveis é uma necessidade.   A divulgação dos vencedores da Competição Global de Ideias de Negócios Verdes está prevista para o mês de setembro.

Os prêmios incluem aceleração pela Climate-KIC Accelerator, para os 16 primeiros colocados. Dentre os finalistas no Brasil, serão selecionados até três projetos para competirem na final mundial. Para os três primeiros colocados mundiais, serão distribuídos 10 mil euros, 5 mil euros e 2,5 mil euros, respectivamente.  

Confira onde a DrainStreet foi destaque:  

Portal UNIDEP | Engenharia Civil é finalista de competição global sustentável 

Exame.com | As oito ideias verdes mais criativas do Brasil 

Climatempo | Brasil concorre em competição global de negócios sobre o clima

Terra | Brasil concorre em competição global de negócios sobre o clima 

Notícias de Impacto| Competição de Ideias de Negócios Verdes seleciona oito finalistas 

Instituto Ecoo | As Oito Ideias Verdes Mais Criativas do Brasil 

------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Contato: [email protected]


Fonte: