às 15:10:00

Engenharia Civil e Engenharia Elétrica terão laboratórios virtuais

Novidade passa a fazer parte do dia a dia dos cursos neste segundo semestre de 2020

A partir do segundo semestre de 2020, acadêmicos dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Elétrica do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) terão aulas nos laboratórios virtuais da Algetec, tecnologia educacional adquirida recentemente pelo Grupo Afya. Com isso, alunos e professores poderão acompanhar e realizar experimentos sem sair de casa, tendo acesso a recursos com alto grau de fidelidade das práticas realizadas em um laboratório físico tradicional.  

A novidade atende, ainda, ao Regime Especial de Aprendizagem Remota (Rear), formato que está permitindo a sequência do calendário acadêmico no UNIDEP, com aulas on-line, seguindo as orientações de isolamento social decorrentes da pandemia do Covid-19. O coordenador do curso de Engenharia Civil, professor Me. Tobias Jun Shimosaka, aponta que a inovação contemplará, inclusive, a grade curricular mesmo após o período de isolamento.

“Enquanto alternativa de ensino que envolve tecnologia e inovação, os laboratórios virtuais oportunizarão que os alunos realizem atividades práticas, associando a experiência com a teoria de uma forma muito mais dinâmica e interativa”, pontua Tobias. Segundo ele, no curso de Engenharia Civil, são mais de 30 ensaios possíveis para as disciplinas de: Áreas de Estruturas; Construção Civil; Topografia; e Mecânica. Disciplinas de Química e Física, que possuem núcleo comum, também poderão utilizar os laboratórios, com mais de 40 práticas.  

No curso de Engenharia Elétrica, os laboratórios contemplarão as seguintes disciplinas: Materiais e Medidas Elétricas; Análise de Circuitos Elétricos I e II; Eletrônica Analógica I; Eletromagnetismo; Projetos Elétricos Prediais; e Projetos Elétricos Industriais. O coordenador do curso, professor Me. Ricardo Bertoncello, evidencia que a tecnologia educacional será um diferencial para as práticas de ensino. “A oferta desses laboratórios não é uma condição comum nos cursos de engenharia, portanto, juntamente com a Afya, estamos saindo na frente e quem ganha com isso são os nossos alunos e professores”, destaca.  

------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Contato: [email protected]


Fonte: