às 15:39:00

Acadêmicos de Direito têm trabalhos aprovados em evento científico

Incentivo à pesquisa reúne alunos do 3º e 9º períodos em evento voltado aos direitos humanos

Oito acadêmicos do curso de Direito do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) tiveram trabalhos aprovados no Congresso Interdisciplinar de Direitos Humanos (INTERDH 2020), promovido pelo Conselho Internacional de Altos Estudos em Direito (CAED-Jus). Neste ano, o evento acontecerá no formato on-line, de 27 a 30 de julho, possibilitando debates sobre os principais avanços e desafios dos direitos humanos, congregando trabalhos brasileiros e estrangeiros.  

Os artigos aprovados foram desenvolvidos na disciplina de Criminologia, ministrada pela professora Ma. Júlia Dambroz Marçal, ao 3º período do curso de Direito. Entre os artigos aprovados, estão: “Criminologia e anomia: uma análise da música ‘take me to church’ de Hozier à luz da segregação religiosa e intolerância sexual”, de autoria da acadêmica Jully Anna Maria da Rosa Spanholi; “Criminologia e a música: análise da composição ‘Sr. Presidente’ à luz da teoria da associação diferencial e os crimes de colarinho branco”, de Lais Andrade; “Cenários da casa do sol nascente e a teoria da anomia de Robert Merton”, de Larissa Hofmann; “A criminalidade no Brasil retratada em versos e rimas: aproximações entre ciência e arte”, das alunas Lúcia Tereza Michelon, Ana Paula Niendicker da Silva, Juliana Vargas Branco e Kauana Aparecida Mattos.  

Além dos artigos, também foram aprovados os resumos expandidos: “Do caos social à estigmatização do corpo negro, uma análise do rap ‘boca de lobo’ do artista Criolo ante a realidade brasileira”, de autoria da acadêmica Paula Fernanda Savitras dos Santos; “Faroeste Caboclo face à Criminologia”, de Angelica Bez; “Crimes de colarinho branco e a arte”, de Laura Gehlen Dal Bosco e Karla Vitoria Poletto. Foi aprovado, ainda, o artigo da acadêmica Suelen Machleizer Tomalack dos Santos, concluinte do curso de Direito, resultado do seu trabalho de conclusão de curso, com o título “A (in)eficácia da ONU frente à crise da primavera árabe na Síria”.  

“A aprovação desses artigos e resumos reflete a qualidade do trabalho acadêmico desenvolvido no UNIDEP, fortalecendo e incentivando a pesquisa no curso de Direito. Estamos muito orgulhosos de nossos acadêmicos, pelo merecido reconhecimento de suas pesquisas. Parabenizamos a professora Julia pela orientação cuidadosa desenvolvida”, destaca a coordenadora do curso de Direito, professora Ma. Angélica Socca Cesar Recuero.    

------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Contato: [email protected]


Fonte: