às 14:59:00

Liderança é tema de Grupo de Estudos do UNIDEP

Gestores de cursos e de setores da IES compõem a iniciativa, que terá encontros mensais

O Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) deu início aos encontros do Grupo de Estudos com o tema Liderança Contemporânea, reunindo gestores de cursos e de setores. O cronograma começou na terça-feira (07/07), cuja iniciativa é do Comitê de Guardiões do Clima, que utiliza um método de integração que busca despertar e desenvolver a liderança no dia a dia da Instituição de Ensino Superior (IES), valorizando a atuação dos setores e coordenações de cursos.  

A coordenadora do Setor de Gestão e Desenvolvimento de Talentos (Gesta), Jaqueline Bernardi Ferreira, explica que os participantes foram divididos em dois grupos, que estudarão o tema a partir da disseminação da cultura de liderança, baseada no desenvolvimento por competências e atendendo ações propostas pelo comitê de clima organizacional.  

“O desenvolvimento da liderança é uma pauta corporativa muito relevante. A arte de liderar, ao mesmo tempo em que compomos uma equipe, exige atualização e desenvolvimento constante, pois é imprescindível buscar entender, discutir e desenvolver as principais soft e hard skills que proporcionam condições de exercer esse papel”, destaca Jaqueline.  

Nesse sentido, promover o aprimoramento contínuo dos gestores no que refere-se à visão consciente sobre o ato de liderar, torna-se ainda mais relevante em uma Instituição de Ensino Superior como o UNIDEP, responsável pela formação de profissionais nas mais diversas áreas do conhecimento, a partir de uma postura competente, ética, participativa, visando o pensamento crítico para a construção de uma sociedade cada vez melhor – propósito que revela-se dentro e fora da sala de aula, em todos os setores que compõem a IES.   

“A liderança vai muito além de um cargo ou do maior cargo do setor ou organização, está muito mais relacionada a uma postura de vida que se reflete fortemente no trabalho e também no âmbito pessoal, por meio de características como: proatividade, mediação de conflitos, visão estratégica, criatividade, inovação, habilidade em gerir pessoas, assertividade, controle, planejamento, autoconfiança, entre outras. Tais competências podem fazer parte dos mais variados perfis, independente de cargo ou função, pois pessoas com essas habilidades são capazes de gerir a si mesmas e, dessa forma, contribuem muito para o desenvolvimento de suas equipes”, pontua Jaqueline.  

Atualmente, professores e colaboradores do UNIDEP participam de uma intensa agenda de formações voltada ao aperfeiçoamento profissional constante, por meio da Universidade Corporativa Afya (UCA), que soma-se aos valores organizacionais Gente é Tudo pra Gente, Inovação, Qualidade e Espírito Empreendedor.  

“Ao promover o aperfeiçoamento dos nossos gestores de forma dinâmica, valorizamos também os talentos e as experiências de cada um. No Grupo de Estudos, por exemplo, a condução dos encontros, assim como a escolha de conteúdos e metodologias são realizadas pelos membros, que a partir do diálogo e da troca, estreitam laços e fortalecem o ambiente de partilha de objetivos em comum”, completa Jaqueline. Com periodicidade mensal, os próximos encontros do Grupo de Estudos Liderança Contemporânea serão no dia 03 de agosto.  

------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Fotos: Alan Winkoski, fotógrafo do UNIDEP

Contato: [email protected]  


Fonte: