às 03:02:00

Unati mantém atividades on-line

Mesmo na pandemia, Programa contribui para a saúde e bem-estar dos idosos durante o isolamento social

Mesmo em período de isolamento social, as atividades da Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati) não param. A pedido dos idosos que participam do programa, realizado pelo Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) e Prefeitura de Pato Branco, os encontros semanais seguem acontecendo, a partir da utilização de ferramentas digitais, com programações remotas que levam atividades físicas, brincadeiras e auxiliam, também, na saúde mental dos idosos, considerando que muitos deles estão longe dos amigos, familiares, bem como dos professores e colegas da Unati. Dessa forma, a tecnologia tem diminuído a distância e contribuído para que a saudade seja amenizada pelos momentos de confraternização on-line.

A professora do UNIDEP e coordenadora da Unati, Ma. Glaer Gewehr, conta que as atividades realizadas de forma remota são variadas, vão desde contação de histórias, criação de poesias, socialização de receitas, entre outros. Também acontecem exercícios de alongamento, coordenados pelos estagiários do curso de Educação Física. Até Festa Junina aconteceu durante os encontros, que são realizados uma vez por semana, nas quartas-feiras, a partir das 09h.

“As atividades foram retomadas a partir de uma demanda sinalizada pelos alunos e após uma conversa com a Coordenação de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão e Inovação (COPPEX). Então, lançamos o convite aos idosos, para o formato remoto. A receptividade foi fantástica. Sabemos que a interação social é um fator de proteção no envelhecimento ativo e saudável. Esses encontros on-line estão gerando resultados extremamente significativos a cada um dos participantes”, pontua Glaer.

A Unati também contribui para diminuir a solidão na terceira idade, situação que tende a se agravar na pandemia. Nesse sentido, os encontros on-line visam, ainda, prevenir o desânimo, a apatia e até mesmo a depressão dos idosos que participam do projeto e que, no momento, estão em isolamento social. “Estamos orientando que eles tenham uma rotina, definindo horários para refeições, exercícios, afazeres domésticos, leituras, filmes, etc. Sabemos que, para os idosos, mudar a rotina e instituir algo novo é bem difícil, e chamamos atenção dos mesmos para que compreendam que o isolamento é uma forma de prevenção, e que precisamos encontrar meios de nos encontrar, seja por WhatsApp, telefonemas, entre outros”, pondera Glaer.

Para a participação on-line dos idosos, foram realizados encontros para apresentar o uso e funcionalidades da ferramenta, cuja plataforma utilizada é o zoom. A coordenadora Adjunta de Extensão, Ma. Gisele Regina Parsianello, ressalta a importância da inclusão digital da terceira idade nesse momento. “As ferramentas digitais facilitam a concretização do envelhecimento ativo, trazem um novo aprendizado e permitem às pessoas idosas a diminuírem o isolamento, aumentando as possibilidades de manter contato com familiares e amigos”, destaca.

A Unati iniciou em 2001 e confirma-se enquanto um dos principais programas de extensão do UNIDEP, desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Pato Branco. Nesses quase 20 anos de história, o mesmo consolida o compromisso da Instituição de Ensino Superior (IES) voltado à saúde, ao bem-estar e à valorização da terceira idade local. “Nesse momento de isolamento social, é de extrema importância que as atividades tenham sequência, cumprindo o seu papel de responsabilidade social, promovendo atividades educativas, de saúde e qualidade de vida, estimulando os participantes a se manterem ativos, prezando sempre pelo cuidado e bem-estar dos idosos, sem que eles precisem sair de casa”, completa Gisele.

------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Fotos: Alan Winkoski, acadêmico do 7° período do curso de Publicidade e Propaganda do UNIDEP

Contato: [email protected]


Fonte: