às 18:21:00

Avaliação Institucional arrecada leite para entidades beneficentes

A iniciativa, intitulada Ação Beneficente do Leite, foi realizada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) em conjunto com a Reitoria, durante o mês de outubro. Os cursos de graduação, em que as turmas que alcançaram 90% ou mais de adesão ao processo de Avaliação Institucional, tiveram suas avaliações convertidas em litros de leite, destinados a instituições beneficentes

Neste semestre, a Comissão Própria de Avaliação (CPA) do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), em conjunto com a Reitoria e os cursos de graduação, desenvolveram a Ação Beneficente do Leite, uma prática de responsabilidade social, vinculada à Avaliação Institucional (AI), fortalecendo as relações institucionais da IES e sua relação com a comunidade.

Nesta ação, as turmas que alcançaram 90% ou mais de adesão no processo de Avaliação Institucional, tiveram suas avaliações convertidas em litros de leite, destinados a instituições beneficentes de Pato Branco e região. Segundo o professor Me. Luiz Fernando Rigatti, coordenador da CPA, o objetivo foi contribuir com a comunidade externa por meio da doação de litros de leite para instituições que necessitem do alimento.

Luiz destacou que ações como esta fortalecem e priorizam o senso de responsabilidade social da Instituição, ou seja, das pessoas que formam o UNIDEP. “Os processos de Avaliação Institucional são cruciais no desenvolvimento do UNIDEP, e entender que a IES, além de fomentar a participação nestes processos de gestão colaborativa, ainda proporciona ações de cunho social, é algo que nos motiva e alegra enquanto pessoas e profissionais”, relatou.

A iniciativa foi dirigida por meio da participação dos alunos no processo de Avaliação Institucional do segundo semestre de 2020, em que as turmas que atingiram o percentual acima de 90% de participação foram dos cursos de Enfermagem (4º período), Engenharia Civil (8º período), Engenharia Elétrica (4º período), Nutrição (8º período) e Pedagogia (6º período). Agora, as turmas irão escolher qual instituição irá receber as doações, que serão realizadas no primeiro semestre de 2021.

Conforme a Pró-Reitora Acadêmica do UNIDEP, Carla Maria Ruedell, a solidariedade é o princípio-chave de iniciativas como essa. “Ações como esta estimulam a solidariedade, o espírito colaborativo e a responsabilidade. Quando escolhemos ajudar o próximo, estamos sendo solidários. Quando nos unimos para atingir um objetivo, colaboramos uns com os outros. Aliando a isso uma avaliação institucional honesta e justa, somos responsáveis pelo desenvolvimento institucional e social”, concluiu.

A Avaliação Institucional

Em 2020, ao contrário de outros anos, o processo de Avaliação Institucional no segundo semestre foi realizado apenas uma única vez, em decorrência da pandemia provocada pelo novo coronavírus. Apesar do cenário diferente, a adesão foi considerada satisfatória, e os indicadores prévios sinalizam avanços. No início de 2021, a CPA divulgará os resultados para toda a Comunidade Acadêmica.

------------

Matéria: Karen Del Sant, acadêmica do 4º período do curso de Publicidade e Propaganda do UNIDEP, com informações da Pró-Reitora Acadêmica e da CPA

Revisão: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Contato: [email protected]


Fonte: