às 17:29:00

UNIDEP Capacita+ reforça compromisso da Instituição com a comunidade

O projeto, realizado em parceria com o Núcleo Regional de Educação (NRE), visa capacitar professores da rede estadual de educação por meio de encontros realizados pelos docentes do UNIDEP

Iniciaram-se as atividades do UNIDEP Capacita+, um projeto do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), em parceria com o Núcleo Regional de Educação (NRE). A iniciativa é focada em capacitar os professores da Rede Estadual de Educação (NRE), em que a Instituição se faz presente no dia a dia das escolas e na rotina dos professores, que, a partir dos temas trabalhados nos encontros, conseguem repensar suas práticas em sala de aula e o relacionamento com os alunos. A capacitação dos docentes ocorre por meio dos encontros on-line, por meio de oficinas e palestras, ministradas pelos docentes do UNIDEP.  

Conforme o coordenador do projeto, professor Me. Andrei Copetti, o objetivo é que, no mínimo, um encontro por mês seja realizado, fazendo com que o projeto seja parte da agenda dos professores e das escolas da região de abrangência do NRE. “A intenção inicial do projeto, cujos primeiros encontros foram realizados presencialmente no segundo semestre de 2019, era popularizar e trabalhar o uso de metodologias ativas entre os professores das escolas pertencentes ao Núcleo Regional. Para a edição de 2020, com a experiência do projeto piloto, outras temáticas foram agregadas. Nos encontros realizados durante o mês de outubro, foram trabalhados temas como saúde mental do professor, estratégias de cuidado em tempos de pandemia e metodologias ativas, todos abordados por professores do UNIDEP”, explicou.  

O professor enfatizou, ainda, a importância desse projeto, considerando o papel do UNIDEP perante a comunidade, no fomento ao aprendizado, conhecimento e aprimoramento da Educação. “O UNIDEP Capacita+ tem um papel relevante na transformação e aperfeiçoamento da educação na nossa região, criando um espaço de aprendizagem e debates específico para docentes, nos quais são debatidos temas atuais e relevantes para a área”, elucida.  

Segundo Andrei, esse projeto aproxima a Instituição da comunidade e contribui para reafirmar o compromisso do UNIDEP com o desenvolvimento da sociedade. “Desde o início de suas atividades, nossa Instituição sempre teve uma preocupação permanente em estar inserida na sociedade, atuando como um elemento transformador. A Educação, nesse sentido, é só a parte mais aparente do trabalho que fazemos, e que se revela por meio de diferentes frentes de trabalho e programas, seja na própria Educação, seja na Saúde ou na Assistência Social, assim como em projetos pioneiros como a Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati). O UNIDEP Capacita+ vem ao encontro desse compromisso de termos uma Instituição atuante para além dos seus limites, no qual o propósito maior é transformar vidas. Nesse sentido, embora sempre tenha algo a mais para fazer, penso que o UNIDEP está no caminho correto”, concluiu.  

------------

Matéria: Karen Del Sant, acadêmica do 4º período do curso de Publicidade e Propaganda do UNIDEP

Revisão: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Contato: [email protected]  


Fonte: