às 18:46:00

Serviço de Psicologia do UNIDEP auxilia na saúde pública

Iniciativa oferece atendimento psicológico à comunidade interna e externa, por meio de práticas de estágio oferecidas pelo curso, contando com supervisão de psicóloga registrada no Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR)

O curso de Psicologia do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) possui 16 anos de história. Além de oportunizar a formação de profissionais diferenciados, presta serviço à população, realizando atendimento psicológico ao público interno da Instituição e também à comunidade externa. O atendimento é realizado por acadêmicos matriculados nas disciplinas de estágio do curso, sob orientação semanal de professores e psicólogos com experiência profissional na área, registrados no Conselho Regional de Psicologia (CRP), além de supervisão da psicóloga e responsável técnica Eliziane Andolhe, que também possui experiência profissional e registro no CRP-PR.

Qualquer pessoa que esteja em situação de necessidade pode procurar o serviço e agendar sua consulta, que é gratuita para o ambiente da Instituição e possui um valor simbólico para a comunidade externa. Em virtude da pandemia, as atividades realizaram uma pausa, retomando em julho deste ano. Até o momento, mais de 500 atendimentos já foram realizados pelos estagiários atuantes no projeto em 2020.

Conforme a psicóloga e responsável técnica pelo Serviço, Eliziane Andolhe, a pandemia diminuiu consideravelmente o volume dos atendimentos e horários, mas, após a retomada, todos os cuidados estão sendo tomados. “Retornamos às atividades do Serviço em julho, com oito estagiários, atendendo de forma voluntária os pacientes encaminhados pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Após o início do segundo semestre de 2020, continuamos atendendo os pacientes do CAPS, unidades básicas de saúde e dos encaminhamentos da Prefeitura. Os acadêmicos estão atendendo um paciente cada um, para que possamos manter os protocolos de segurança”, frisou.

A coordenadora nacional de Psicologia do Grupo Afya Educacional e coordenadora Acadêmica do UNIDEP, professora Ma. Carla Caldas Baumer, destaca a importância da atuação no Serviço de Psicologia para a formação dos acadêmicos. “Com a atuação nos estágios, mediada pelo Serviço de Psicologia, o aluno tem a oportunidade de realizar a articulação entre os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo do curso com a prática em psicologia, que dará início a sua atuação profissional. O objetivo é promover a capacitação dos alunos para a atuação profissional ética, competente e socialmente omprometida”, ressaltou.

Carla enfatiza, ainda, a relevância de a IES proporcionar, tanto à comunidade interna quanto externa, um atendimento psicológico de qualidade. “O Serviço de Psicologia caracteriza-se como um espaço onde são realizados estágios do curso de Psicologia, e tem como objetivo o atendimento à comunidade. Visamos propiciar à comunidade um espaço qualificado para atendimentos de demandas psicológicas, particularmente para a população de baixa renda, que não teria acesso ao atendimento particular em psicologia”, evidenciou.

Segundo a coordenadora do curso de Psicologia do UNIDEP, professora Ma. Kelly Cristina Zavadski, o Serviço de Psicologia possibilita aos acadêmicos a experiência da profissão desde o começo do curso, o que contribui para a formação de profissionais ainda mais qualificados. “A existência de um Serviço de Psicologia é obrigatório pelas DCNs dos cursos de Psicologia. No UNIDEP, porém, temos o diferencial do amplo espectro de possibilidades de atuação, em virtude da realização de estágios desde o segundo período do curso por nossos alunos, além de uma equipe de professores orientadores extremamente qualificada, com formação acadêmica e experiência profissional”, conclui.

Os atendimentos

Os atendimentos ofertados pelo Serviço de Psicologia consistem em entrevistas de triagem, atendimento psicoterapêutico para crianças, adolescentes e adultos, sendo individual, de casais, famílias e grupos. Há, ainda, psicoterapias de grupo, orientação familiar e atendimento a idosos e populações especiais, conforme demanda da comunidade, além de informação e orientação profissional. Diversas atividades também são realizadas em psicologia organizacional e recursos humanos, psicologia hospitalar, de saúde pública e comunitária, psicologia social e desenvolvimento urbano, atividades interdisciplinares de promoção e prevenção à saúde individual e coletiva, bem-estar social, psicologia escolar, dificuldades de aprendizagem, entre outras abordagens.

Além disso, as ações se estendem também para o ensino de Psicologia, com atividades interdisciplinares desenvolvidas em conjunto com acadêmicos e docentes dos demais cursos do UNIDEP, tais como observação controlada de atendimentos e situações de ensino e pesquisa, avaliação psicológica atendendo às demandas dos diversos contextos de atuação profissional, avaliação e reabilitação neuropsicológica, e práticas emergentes em psicologia, de acordo com as demandas comunitárias, em parceria com instituições concessoras de estágio, além de atendimento aos acadêmicos do UNIDEP, por meio do Programa de Atendimento ao Discente (PADIS).

Para mais informações ou agendamento, entre em contato com o Serviço de Psicologia UNIDEP, pelo telefone (46) 3220-3053 e pelo e-mail [email protected]

------------

Matéria: Karen Del Sant, acadêmica do 4º período do curso de Publicidade e Propaganda do UNIDEP

Revisão: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Foto: Alan Winkoski, fotógrafo do UNIDEP

Contato: [email protected]


Fonte: