Ministra do STF palestra para alunos de Direito do UNIDEP

Cármen Lúcia Antunes Rocha é uma jurista, professora e magistrada brasileira, que atua como Ministra do Supremo Tribunal Federal (STF). No encontro, Cármen conversou sobre os 32 Anos da Constituição de 1988, para alunos de Direito de várias unidades do Grupo Afya Educacional

Na sexta-feira (06/11), o curso de Direito do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), participou da palestra “32 Anos da Constituição de 1988: A Dignidade Humana como Fundamento do Estado Democrático”, ministrada pela Ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia Antunes Rocha. O evento, mediado pelo Centro Universitário Tocantinense Presidente Antônio Carlos (UNITPAC), foi uma parceria entre todos os cursos de Direito do Grupo Afya Educacional.

No encontro, a ministra Cármen ponderou questões sobre a Constituição Brasileira e a situação atual do país. Segundo ela, conhecer a história do Brasil é fundamental para entender o mundo contemporâneo. “Se pudermos recordar sobre o passado, vamos ver quem lutou para que a gente chegasse até aqui, podendo refletir e ter a vigência de uma Constituição democrática, que completa 32 anos de eficácia. Que saibamos o compromisso que temos com nosso país, com quem veio antes, e, principalmente, com quem vier depois”, ressaltou.

Cármen enalteceu a iniciativa do Grupo Afya de promover uma conversa sobre um tema tão atual, destacando a importância da dignidade humana. “É muito gratificante poder encontrar, ainda que não fisicamente, estudantes e professores que conversam sobre o princípio constitucional da dignidade humana. O princípio mais importante do Direito contemporâneo é, justamente, a dignidade humana. Esse é um princípio que marca a vida de cada um de nós, e a busca de um viver com liberdade, respeitando a justiça que cada um de nós sabe que está assegurada, num espaço democrático”, enfatizou.

Representando o UNIDEP no encontro, a coordenadora do curso de Direito, professora Ma. Angélica Socca Cesar Recuero, enaltece a importância de eventos como esse, que enfatizam a preocupação da IES em proporcionar experiências importantes para a formação dos acadêmicos. “A palestra foi um momento de grande aprendizado. A ministra Cármen Lúcia tratou de pontos muito importantes para a democracia e para o exercício pleno da cidadania. Participar de um evento em que uma Ministra do STF volta sua fala especialmente para os acadêmicos, foi uma experiência extraordinária, evidenciando a qualidade da educação jurídica oportunizada pelo UNIDEP”, destacou.