às 15:46:00

Enfermagem realiza ação no Hospital Policlínica em prol da saúde da mulher

A iniciativa, realizada por acadêmicas do 10º período, visou orientar as mulheres para a realização correta do autoexame, na prevenção do câncer de mama

Nos dias 07 e 08 de outubro, o 10º período de Enfermagem do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) desenvolveu uma ação, em parceria com o Hospital Policlínica de Pato Branco. A iniciativa, chamada “Educação em Saúde no Outubro Rosa”, objetivou informar às colaboradoras do Hospital sobre o Outubro Rosa e os cuidados necessários na prevenção do câncer de mama, em que as acadêmicas realizaram os exames e orientaram as funcionárias sobre o autoexame das mamas.  

A ação, desenvolvida pela professora e supervisora de estágio, Ma. Luciane de Andrade, atendeu 53 mulheres durante os dois dias de realização. Conforme a professora, a ideia da ação surgiu devido ao hospital possuir um grande número de trabalhadoras mulheres, e também por essa orientação ser um tipo trabalho nunca desenvolvido dentro da Instituição até então.  

Luciane destacou a importância do autoexame ser realizado de modo correto, para a prevenção do câncer de mama. “É muito importante saber realizar o autoexame das mamas. Tivemos a oportunidade de ensinar às pacientes a maneira e o momento correto no mês para realizar o exame, que auxilia na identificação precoce de alguma anormalidade, seja interna da mama, quanto alterações cutâneas, o que também podem ser indícios de alguma patologia, que deve ser investigada encaminhada e assistida por profissional especializado”, ressaltou.  

A professora enfatizou, ainda, a relevância desta ação na trajetória e formação de profissionais humanizados e capacitados. “Para os acadêmicos essa iniciativa foi importante, pois foi possível observar a autonomia do aluno em relação ao tema, oportunizando aos acadêmicos o desenvolvimento de algumas habilidades fundamentais como futuros profissionais da saúde, como clareza nas suas orientações, objetividade, humanização e respeito ao corpo da mulher”, realçou.

Segundo Luciane, a iniciativa auxiliou muitas mulheres e foi muito bem recebida pelo Hospital, que sugeriu que o projeto continue nos anos posteriores. “Foi de extrema relevância poder realizar essa ação importante para a comunidade interna feminina do Hospital Instituto Policlínica, pois o momento oportunizou esclarecer muitas dúvidas que as mulheres tinham em relação ao exame clínico. Muitas relataram nunca ter feito o autoexame antes, outras não sabiam como realizar, e outras ainda não sabiam que o ideal é determinar um período do mês e tentar realizar sempre na mesma época. As alunas se sentiram importantes, sentiram que fizeram a diferença como futuras enfermeiras”, concluiu.

------------

Matéria: Karen Del Sant, acadêmica do 4º período do curso de Publicidade e Propaganda do UNIDEP

Revisão: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Contato: [email protected]  


Fonte: