Apresentação

Este projeto de extensão do Centro Universitário de Pato Branco - UNIDEP, caracterizado pelo nome de UNATI - Universidade Aberta à Terceira Idade, é fruto de um trabalho coletivo dos professores dos cursos de Pedagogia e de Educação Física da referida Instituição de Ensino Superior - IES, em parceria com o Departamento de Cultura do Município de Pato Branco e empresários locais.

A UNATI iniciou suas atividades no segundo semestre de 2001, em 14 de agosto, com o ingresso de 50 idosos, sob a coordenação inicial da professora Naime Pigatto e, desde então, vem desenvolvendo diferentes atividades no intuito de promover a educação continuada dos idosos participantes.

Atualmente, a UNATI atende aproximadamente 150 idosos, distribuídos em três turmas, onde são ofertadas oficinas de estudos, ministradas por professores do UNIDEP, nas quais são abordadas temáticas, como:

  • Novas Tecnologias;
  • Aspectos Biopsicossociais e Educacionais;
  • Políticas de Atendimento ao Idoso;
  • Artes, Comunicação e Expressão;
  • Saúde e qualidade de vida;
  • Envelhecimento Populacional Brasileiro.

Objetivos

Contribuir para a construção de uma abordagem social relacionada às questões pertinentes ao processo de envelhecimento humano.

Valorizar a experiência de vida do cidadão-idoso, oportunizando-lhe a participação em projetos de pesquisa e oficinas de estudos, visando à educação como um processo contínuo, culminando na sistematização dos conhecimentos empíricos de que são detentores.

Regime Acadêmico

A UNATI proporciona a seus alunos, inscritos em conformidade com este projeto, um curso regular com oficinas, palestras e atividades complementares semanais. Possui uma seqüência articulada, com duração semestral, a fim de concluir parte da formação do(a) acadêmico(a) com mais de 55 anos. Tem como objetivo ampliar, sempre que for possível, a continuação da realização das oficinas nos semestres seguintes, que irão inovando-se a partir do interesse e da freqüência dos acadêmicos matriculados.

As oficinas e palestras são sessões de instrução conduzidas por um docente ou profissional habilitado; atividades complementares são as práticas realizadas fora do horário das oficinas,a fim de fixar os assuntos analisados durante as oficinas.

O ingresso na UNATI é gratuito, feito mediante lista de inscrição e lista de espera, disponível no Depto. de Cultura do Município de Pato Branco.

É considerado abandono ou desistência da UNATI quando o acadêmico não justificar ao professor, até o limite de 50% de suas faltas.

O ano acadêmico consta de 02 (dois) semestres regulares. Ao término de cada semestre será fornecido aos acadêmicos um certificado de participação nas oficinas realizadas durante este período.

Coordenação

Profa Ma. Glaer Gianne Gewehr


Informações

Nº de vagas: 40-45 idosos.

Turno de funcionamento: diurno.

Horário e dias de funcionamento: 3ªs e 5ªs feiras, das 8h30min às 11hs.

Carga horária: Cinco horas semanais

Duração dos encontros: 2h30min por manhã.