Este projeto de extensão do Centro Universitário de Pato Branco - UNIDEP, caracterizado pelo nome de UNATI - Universidade Aberta à Terceira Idade, é fruto de um trabalho coletivo dos professores dos cursos de Pedagogia e de Educação Física da referida Instituição de Ensino Superior - IES, em parceria com o Departamento de Cultura do Município de Pato Branco e empresários locais.
A UNATI iniciou suas atividades no segundo semestre de 2001, em 14 de agosto, com o ingresso de 50 idosos, sob a coordenação inicial da professora Naime Pigatto e, desde então, vem desenvolvendo diferentes atividades no intuito de promover a educação continuada dos idosos participantes.
Atualmente, a UNATI atende aproximadamente 150 idosos, distribuídos em três turmas, onde são ofertadas oficinas de estudos, ministradas por professores do UNIDEP, nas quais são abordadas temáticas, como:
- Novas Tecnologias;
- Aspectos Biopsicossociais e Educacionais;
- Políticas de Atendimento ao Idoso;
- Artes, Comunicação e Expressão;
- Saúde e qualidade de vida;
- Envelhecimento Populacional Brasileiro.
Objetivos
Contribuir para a construção de uma abordagem social relacionada às questões pertinentes ao processo de envelhecimento humano.
Valorizar a experiência de vida do cidadão-idoso, oportunizando-lhe a participação em projetos de pesquisa e oficinas de estudos, visando à educação como um processo contínuo, culminando na sistematização dos conhecimentos empíricos de que são detentores.
Regime Acadêmico
A UNATI proporciona a seus alunos, inscritos em conformidade com este projeto, oficinas, palestras e atividades complementares semanais. Possui uma sequência articulada, com duração semestral, a fim de concluir parte da formação do(a) acadêmico(a) com mais de 55 anos. Tem como objetivo ampliar, sempre que for possível, a continuação da realização das oficinas nos semestres seguintes, que irão inovando-se a partir do interesse e da freqüência dos acadêmicos matriculados.
As oficinas e palestras são sessões de instrução conduzidas por um docente ou profissional habilitado; atividades complementares são as práticas realizadas fora do horário das oficinas, a fim de fixar os assuntos analisados durante as oficinas.
O ingresso na UNATI é gratuito, feito mediante lista de inscrição e lista de espera, disponível no Depto. de Cultura do Município de Pato Branco.
É considerado abandono ou desistência da UNATI quando o acadêmico não justificar ao professor, até o limite de 50% de suas faltas.
O ano acadêmico consta de 02 (dois) semestres regulares. Ao término de cada semestre será fornecido aos acadêmicos um certificado de participação nas oficinas realizadas durante este período.