Revista Santé-Cadernos de Ciências da Saúde

Diretrizes para autores

Este anexo contém as diretrizes para autores da Revista Santé – Cadernos de Ciências da Saúde.

Forma e preparação de manuscritos

O Núcleo Editorial da revista acolhe manuscritos nas seguintes modalidades:

  1. a) Artigo original– produto inédito de pesquisa inserido no escopo da revista (limite: até 15 páginas, excluindo resumos, tabelas, figuras e referências; até cinco tabelas e/ou figuras).
  2. b) Relato de experiência ou Relato de Caso– (limite: 5 páginas, excluindo resumos, tabelas, figuras e referências; até quatro tabelas e/ou figuras).
  3. c) Artigos de revisão - produto inédito de pesquisa inserido no escopo da revista (limite: até 10 páginas, excluindo resumos, tabelas, figuras e referências; até cinco tabelas e/ou figuras).

 

Responsabilidade dos autores

Os autores são os responsáveis pela veracidade e pelo ineditismo do trabalho. O manuscrito deve ser submetido acompanhado de uma Declaração de Responsabilidade (Modelo disponível no site), assinada por todos os autores, na qual afirmam que o estudo não foi publicado anteriormente, parcial ou integralmente, em meio impresso ou eletrônico, tampouco encaminhado para publicação em outros periódicos, e que todos os autores participaram na elaboração intelectual de seu conteúdo.

Fontes de financiamento

Os autores devem declarar todas as fontes de financiamento utilizadas para a realização do estudo.

 

Conflito de interesses

Citar os conflitos de interesse possíveis, quando pertinente.

Ética na pesquisa envolvendo seres humanos

Para pesquisas realizadas com seres humanos no Brasil, os autores devem obedecer as normas disponíveis nas Resoluções do Conselho Nacional de Saúde nº 466, de 12 de dezembro de 2012 (disponível em http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2012/Reso466.pdf);  e nº 510, de 7 de abril de 2016 (disponível em http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf), e em resoluções complementares, para situações especiais. Os procedimentos éticos adotados na pesquisa devem ser descritos no último parágrafo da seção de métodos, devendo ser informado o número do protocolo e data da aprovação por Comitê de Ética em Pesquisa.

 

Formato dos manuscritos


Serão acolhidos manuscritos redigidos em língua portuguesa. O trabalho deverá ser digitado em espaço 1,5, utilizando fonte Times New Roman 12, no formato DOCX (Documento do Word), em folha de tamanho A4, com margens de 3cm. Não são aceitas notas de rodapé.
Cada manuscrito, obrigatoriamente, deverá conter:

Folha de rosto

A folha de rosto deve ser enviada separadamente do manuscrito, contendo o título do trabalho e identificação dos autores, além de suas filiações institucionais. Incluir o ORCID e e-mail de cada um dos autores.

Manuscrito:


  1. a) Modalidade do manuscrito;

b)Título do manuscrito, em português, inglês e espanhol;
c) Nomes das agências financiadoras e números dos processos, quando pertinente;

d)No caso de manuscrito redigido com base em monografia, dissertação ou tese acadêmica, indicação do autor e título do trabalho, nome da instituição de ensino e ano de defesa.

Resumo
Deverá ser redigido em parágrafo único, contendo até 150 palavras, estruturado com as seguintes seções: Objetivo, Métodos, Resultados e Conclusão. Para a modalidade relato de experiência, o resumo deverá ser redigido em parágrafo único, contendo até 150 palavras, não necessariamente em formato estruturado.

Palavras-chave
Deverão ser selecionadas três a seis, a partir da lista de Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) (disponíveis em: http://decs.bvs.br).

Abstract
Versão fidedigna do Resumo, redigida em inglês, contendo as seguintes seções: ObjectiveMethodsResults e Conclusion.

Keywords
Versão em inglês das mesmas palavras-chave selecionadas a partir dos DeCS ou MESH.

 

Texto completo

O texto de manuscritos deverá apresentar, impreterivelmente, as seguintes seções, nesta ordem: Introdução, Métodos, Resultados, Discussão, Contribuição dos Autores e Referências. Tabelas e figuras deverão ser referidas nos Resultados e apresentadas ao final do artigo, quando possível, ou em arquivo separado (em formato editável).

Referências – As referências deverão ser listadas segundo a ordem de citação no texto, utilizando a ordem numérica. Utilizar as normas de citação Vancouver.