NPJ - Núcleo de Práticas Jurídicas

Você sabia?

Para se formar bacharel em direito o estudante percorre um longo caminho, cursando matérias de formação fundamental (filosofia, sociologia, antropologia, etc), outras de formação profissional (direito constitucional, direito penal, direito civil, direito processual, etc), além de aplicar os conhecimentos em atividades práticas.

A formação prática se realiza por disciplinas de Prática Forense e pelo Estágio Curricular Obrigatório, tudo a cargo do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ).

A Formação Prática no Curso de Direito

A partir do 7º período os acadêmicos iniciam o chamado “eixo de formação prática”, com as disciplinas de Prática Forense Civil, Penal, Trabalhista e outras, nas quais realizam a simulação de atividades jurídicas em diversas áreas.

Já o Estágio Curricular Obrigatório implica na realização de atividades jurídicas reais, em campos de atuação como a advocacia, a magistratura e o Ministério Público, dentre outros.

Assim, os estudantes participam de processos jurídicos reais, atendendo o público, prestando orientações, escrevendo petições, participando de audiências e julgamentos, etc.