Fórum

  • Fórum Pato Branco Cidadão para o Mundo | Alusivo aos 69 anos de Pato Branco

Fórum Pato Branco Cidadão para o Mundo

9 a 11 de Dezembro | 2021 | Largo da Liberdade | Pato Branco | Paraná | Brasil

Coordenadores:

Ivanir José Bortot - Cesar Setti - Rudi Bodanese

1 - Ciência, Tecnologia e Inovação

9/12 | 15h

O mundo passa por profundas e rápidas mudanças tecnológicas. O debate sobre a importância das atividades da ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento econômico e social é atual e presente em diversos espaços geográficos do mundo contemporâneo. Trata-se de organizar sistemas locais de inovação, envolvendo as universidades, empresas, setor público e diversos segmentos da sociedade.

O objetivo é estimular novas formas de produzir e de organizar a produção e ainda, incorporar conhecimento como estratégia para o desenvolvimento sustentável, no ambiente cada vez mais competitivo e globalizado.

O Fórum contribui para que a sociedade pato-branquense esteja cada vez mais sintonizada aos desafios decorrentes das novas praticas de produção, da mudança de estilo de vida e, por consequência, atenta às necessidades de construir ou consolidar uma cidade inteligente. É uma oportunidade ímpar para que Pato Branco repense e debata suas práticas de gestão voltadas para o desenvolvimento.

Coordenação: Aldair Rizzi

Participantes: Alceni Guerra, Artur Bertol, Cláudio Petrycoski, Cleverson Brandelero, Fernanda De Negri, Gilson Ditzel, Giles Balbinotti, Vitor Tioqueta, Vilmar Daggios.

2 - Educação

9/12 | 20h

O futuro da educação e a educação do futuro

Palestra com Renato Casagrande

Coordenação: Gilson Ditzel (Diretor da UTFPR)

Participantes: Iara Lúcia Tecchio Mezomo (NRE SEED/PR);  Ornella Bertuol (Reitora UNIDEP);

Simone Painim (Secretária de Educação de Pato Branco) e Vitor Gerra (Diretor UniMater).

3 - Direito à informação e Mídias Digitais

 10/12 | 9h - Sexta-Feira

As mídias digitais estão provocando profundas mudanças sobre os tradicionais meios de comunicação com reflexos danosos sobre a produção de conteúdos pelas casas editoriais e de informação ao cidadão. A constituição diz que é dever de Estado garantir à população informação isenta e de qualidade para que estes façam suas escolhas de acordo com sua visão de mundo. Uma informação errada ou tendenciosa pode provocar prejuízos irreparáveis, com milhares de mortes devidas à desinformação durante a pandemia do COVID-19.

Coordenação : Jozieli Cardenal (Unidep)

Palestrantes: Malena Rehbein Rodrigues Sathler (Câmara Federal)e Jozieli Cardenal (Unidep). Demais participantes Ari Ignácio de Lima (TV Sudoeste); André Almeida (Diário do  Sudoeste) e Frei Neuri Francisco Reinsch (Fundação Celinauta).

4 - Formação Política e Cidadania

10/12 |14h - Sexta-feira

A política sempre esteve presente na história da cidade de Pato Branco. Durante muitos anos, a população do sudoeste elegeu parlamentares estaduais e federais de diversos partidos, entre eles: Ivo Tomazoni, Jacinto Simões, Sebastião Rodrigues, Nilso Romeu Sguarezi, Luiz Carlos Borges da Silveira, Alceni Ângelo Guerra, Ivânio Guerra, Fernando Giacobbo, José Rogério de Carvalho, Lauro Lobo Alcantara e os irmãos Carlos e Iris Simões, nascidos na costa do rio Chopin, mas com base eleitoral em Curitiba. Atualmente com cargos eletivos, Fernando Giacobbo, Luiz Fernando Guerra e Guto Silva (Dep. Est e atual Chefe da Casa Civil). Com a nova Constituição, em 1988, Pato Branco teve 3 constituintes: Nilson, Borges e Alceni. Dois deles (Borges e Alceni), de partidos diferentes, chegaram inclusive a ocupar o Ministério da Saúde. Todos estes acima mencionados e reunidos com o mesmo propósito neste painel, agora contribuem para amalgamar com a atual geração, meios e objetivos de formação e consciência cívica das novas gerações da boa política.

Coordenação: Nilso Sguarezi

Participantes: Alceni Guerra; Aldair Rizzi; Angela Padoan; Borges da Silveira, Cássio Lisandro Telles, Celso Hilgert e Rafael Favetti.

5 - Saúde

10/12 | 20h - Sexta-feira

Importância do SUS na pandemia do Covid 19 e o modelo hospitalar de Pato Branco

Coordenação: Alceni Guerra

Participantes: Angela Padoan, Borges da Silveira, Celso Hilgert, Delvino Longhi, Ivânio Guerra, Lilian Brandalise e Osmar Gabriel.

6 - Artes Visuais, Feira de Livros e Sessão de Autógrafos

11/12 | 9h - Sábado

Palestra sobre Artes Visuais. com o professor e designer  Rafael Camargo.   Intervenções   artística de pato-branquenses como Gilbert  Antonio (coordenador do painel), Juliane Varaschin,Kalu Chueiri  e  Zilar Sabadini.

Exposições no Largo da Liberdade

Abertura na quinta-feira, às 14h30, com a Mostra Fotográfica (@Patocom69), mostra de artes plásticas de artistas pato-branquenses, esculturas, artesanato e produção literária de autores sobre Pato Branco e diversos temas.

7 - Literatura

11/12 | 14h - Sábado 

Coordenação: Daiana Pasquim.

Palestra sobre literatura juvenil com escritor gaúcho  Lourenço Cazarré.

Participantes: jornalista e escritor Ivo Pegoraro, professor e escritor MV. Bortolli, jornalista e escritora Daiana Pasquim, Jornalista e poeta Rubens Camargo e escritora Sueli Dartora.

8 - Religiosidade

11/12 | 19h30 - Sábado

Coordenação Departamento de Cultura| Prefeitura de Pato Branco. Missa de Ação de Graças na Igreja São Pedro e   tenor Breno Bortot em  Concerto Sacro de homenagem a Pato Branco. Transmissão ao vivo pela TV SUDOESTE e redes sociais @paroquiasaopedropatobranco e @forumpato

Gastronomia Solidária

No sábado à noite, a partir das 20h, o renomado gastrônomo Ulisses Viganó Jr em parceria com a Capela São Francisco de Assis, do Bairro Bortot, vão elaborar um prato especial: Ragú de Pato com polenta e queijo colonial Vó Vidinha. Os ingressos por adesão poderão ser reservados antecipadamente pelo WhatsApp (41-99716-5775). Toda a renda líquida do jantar será destinada para o projeto social ABRACE.

9 - Música

11/12 | 21h30 - Sábado

Largo da Liberdade | Noite

Coordenação: Titi Favetti e Juliane Bassegio, com apresentação de artistas convidados.