Os recursos da tecnologia de informação disponibilizados pelo UNIDEP nas salas de pesquisa e laboratórios são destinados exclusivamente a atividades acadêmicas. Não é permitida a utilização de computadores da rede sem senha ou com acesso local. Em caso de dúvidas, solicitar orientação ao DTIC.
É proibido configurar ou alterar as configurações de rede e de acesso à Internet dos computadores do UNIDEP.
Ao DTIC, se reserva o direito de bloquear a utilização de protocolos e portas de comunicação do protocolo TCP e de bloquear o acesso à Internet de determinados programas executáveis. Essas medidas podem ser tomadas sempre com o objetivo de manter e programar um nível de segurança desejável.
Todos os computadores da faculdade devem ter antivírus instalado e atualizado periodicamente. É proibido desinstalar e utilizar computadores sem antivírus instalado. Caso tenha dúvidas, solicite ajuda ao DTIC.
É expressamente vedado aos usuários a instalação ou remoção de programas de computador, componentes e periféricos nos computadores do UNIDEP.
Regras para utilização do Correio Eletrônico em laboratórios e salas de pesquisa
Mensagens de correio eletrônico (e-mails) poderão ser acessadas nos laboratórios e salas de pesquisa do UNIDEP, utilizando ferramentas de Webmail (protocolo http e https). É proibido configurar e/ou manter configuradas contas de correio eletrônico nos programas gerenciadores de correio eletrônico instalados. Em caso de dúvidas, solicitar orientação ao DTIC.
Ao DTIC, se reserva o direito de bloquear o recebimento de anexos às mensagens dependendo do tipo de arquivo, tamanho, utilização de criptografia, compactação e extensões de arquivos suspeitos;
Todas as mensagens recebidas de origem desconhecida deverão ser eliminadas imediatamente, sem leitura de seu conteúdo, para evitar contaminação por vírus e outros riscos.
É proibida a utilização dos laboratórios e salas de pesquisa para fins ilegais, transmissão de material de qualquer forma censurável que viole direitos de terceiros e leis aplicáveis.
É proibida a utilização dos laboratórios e salas de pesquisa para transmitir mensagens conhecidas como Spam, JunkMail, correntes ou a distribuição de mensagens em massa.
É terminantemente proibido aos representantes do DTIC, administradores de rede e/ou correio eletrônico ler mensagens de qualquer usuário, mesmo em serviços de manutenção e suporte técnico, exceto com expressa autorização do usuário que utiliza a conta de e-mail.
Regras para utilização da Internet (navegação) nos laboratórios e salas de pesquisa
Todo o acesso à Internet através dos laboratórios e salas de pesquisa poderá ser controlado pelo DTIC, com a realização de auditorias nas páginas (sites) consultadas. Serão desenvolvidos relatórios com nomes, páginas consultadas, tempo de consulta. Estes relatórios poderão enviados à Direção Geral para acompanhamento.
Os usuários são responsáveis por toda a utilização da Internet em computadores iniciados com seu login e senha. Quando o usuário se afastar do computador deverá encerrar a sessão através do “logoff”.
Não é permitido enviar, baixar (download) ou manter em pastas da rede arquivos de músicas, vídeo e arquivos executáveis em geral.
Não é permitido o acesso a sites de Internet com conteúdo pornográfico, jogos, bate-papo, chat, blogger, cartoon, música, além de sites que contenha ferramentas ou regras para invasões de rede, quebra de criptografia, senhas ou outros eventos de quebra de segurança.
Ao DTIC se reserva o direito de bloquear o acesso a sites com conteúdo não permitido. Caso o usuário de informática não concorde com o bloqueio de determinado site, deverá enviar o endereço bloqueado (URL) ao DTIC através de mensagem de correio eletrônico para [email protected], para análise e posterior liberação.
É proibido o acesso a sites, a instalação e a utilização de programas de troca de mensagens instantâneas ou arquivos do tipo: ICQ, MSN Messenger, Yahoo Messenger, Bittorrent, Imesh, AudioGalaxy, AIM, Morpheus, Kaaza, Napster e outros.
Professores
No decorrer das aulas, o professor é responsável por todos os equipamentos existentes nos laboratórios devendo comunicar ao Monitor dos Laboratórios de Informática qualquer evento anormal envolvendo o hardware ou software de qualquer equipamento do laboratório.
Qualquer dano em equipamentos existentes nos laboratórios, cujas responsabilidades estejam atribuídas ao Professor no horário do acontecimento, é de responsabilidade do mesmo, sendo este responsável por sanar os danos de forma a atribuir ao causador destes o cargo em arcar com despesas necessárias.
O professor é responsável por fazer cumprir as Normas deste documento relativo aos alunos sob sua custódia dentro do horário de aula.
É responsabilidade do professor zelar pelo bom uso dos recursos computacionais dos laboratórios, orientando seus alunos para que procedam a correta utilização dos equipamentos e softwares.
É terminantemente proibido ao professor utilizar laboratórios de informática para ministrar aulas ou promover outro evento se o mesmo não estiver previamente alocado para sua disciplina.
É responsabilidade do professor impedir o acesso ou permanência nos laboratórios de pessoas portando bebidas ou alimentos de qualquer espécie ou de pessoas que estejam fumando.
É responsabilidade do professor orientar seus alunos a efetuar cópia de segurança (backup) dos trabalhos executados nos microcomputadores dos laboratórios de informática.
É responsabilidade do professor cumprir os horários de início e término das suas aulas.
Alunos
A permanência do aluno nos laboratórios de informática fora dos horários de aula se dará mediante a apresentação de identidade estudantil. Obrigatoriamente a mesma deve estar dentro do prazo de validade.
Mesmo que não seja solicitada a apresentação regular da identidade estudantil, o aluno tem a obrigação de sempre estar portando a mesma. Os técnicos e estagiários da Monitoria dos Laboratórios de Informática poderão solicitar a apresentação da identidade estudantil sem nenhum motivo especial, pois se trata de procedimento de rotina. O aluno tem o dever de retirar-se do laboratório quando solicitado pelo técnico, estagiário ou coordenador dos laboratórios de informática.
O uso da impressora, quando houver uma disponível, só será possível para trabalhos solicitados por professores da faculdade.
O aluno deverá fornecer as folhas de papel necessárias para a impressão.
É dever do aluno verificar periodicamente os horários disponíveis dos laboratórios, bem como outras informações de interesse dos usuários dos laboratórios.
Os alunos estarão automaticamente de acordo com as normas e procedimentos dos laboratórios de informática no ato de sua primeira utilização das dependências dos laboratórios de informática.
Na ausência de um professor, a responsabilidade pelos laboratórios é dos técnicos e dos estagiários da Monitoria dos Laboratórios de Informática, devendo o aluno seguir toda e qualquer orientação passada pelos mesmos.
É obrigação do aluno tratar de forma cordial os técnicos e estagiários da Monitoria dos Laboratórios de Informática, em qualquer circunstância, podendo o aluno ter sua conta bloqueada por tempo indeterminado e sofrer penalizações determinadas pelo Regimento Interno.
Regras de conduta nos laboratórios e salas de pesquisa
A utilização dos Laboratórios de Informática deve ser feita de modo a preservar suas instalações, mantendo o ambiente limpo e os equipamentos nas condições em que foi encontrado ao chegar.
Os usuários de informática deverão manter uma conduta de respeito para com os professores, monitores e alunos, dirigindo-se a todos de forma cordial e educada, fazendo suas solicitações de acordo com as normas estabelecidas pelo UNIDEP.
Durante as aulas nos Laboratórios de Informática deve-se manter o silêncio, evitando conversas paralelas às explicações dos professores e quaisquer atividades não pertinentes.
Os equipamentos devem ser usados de modo adequado ao aprendizado dos conteúdos propostos pelos professores.
Os laboratórios devem ser mantidos com as portas fechadas.
A entrada e saída dos laboratórios durante as aulas devem ser autorizadas pelos professores.
O uso dos laboratórios é liberado dentro do seu horário de funcionamento , estando o uso sujeito à disponibilidade de horário em função dos horários reservados para aulas.
Não serão permitidos nos laboratórios
- A entrada de qualquer pessoa portando lanches e bebidas;
- A prática de jogos, eletrônico ou não, exceto jogos com objetivo pedagógico e previamente indicados por um professor;
- Sentar sobre as mesas ou colocar os pés sobre as mesas e cadeiras;
- A presença em aulas nos laboratórios de alunos de outras turmas.
- A presença de alunos do UNIDEP nos laboratórios durante o horário de intervalo.
- O uso dos laboratórios de informática por alunos do UNIDEP, em horários de aulas, exceto acompanhados de um professor ou autorizados pela Direção do UNIDEP.