Laboratórios

Dentro da proposta da Instituição de oferecer cursos em compasso com as inovações tecnológicas atuais, visando o desenvolvimento técnico do discente, tem-se o laboratório como âncora para uma formação eficiente e diferenciada do graduando.

Os laboratórios estão localizados no pavimento térreo e terceiro piso do bloco F, ocupando cinco salas com 63 m² cada e uma sala com 126 m².

Os cursos de graduação utilizam os laboratórios de informática na oferta das disciplinas específicas da área como apoio ao ensino das demais disciplinas dos núcleos básico e profissionalizante. Estão disponíveis, ainda, para treinamento dos alunos em horários diferentes de funcionamento de seu curso e, especificamente, para estudos com aplicações computacionais, execução de projetos específicos, acompanhados por professores orientadores.

Uso Docente

Em caso de elaboração de trabalho, o professor deverá solicitar ao DTIC (Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação) o horário em que irá utilizá-lo, sendo acompanhado por um monitor do laboratório para a verificação dos equipamentos.

Uso Discente

O aluno que tiver trabalho para elaborar, digitar ou estudar algum software, poderá fazê-lo mediante a reserva de horário junto à secretária do curso que verificará a disponibilidade do equipamento.

Ao final o usuário deverá chamar o monitor para verificar as condições do equipamento e fechar a sala se não houver outros alunos no local.

Disponibilidade de Softwares

Os laboratórios de informática possuem programas para executar tarefas envolvendo processamento de texto, planilhas, cálculos numéricos, programação, além de estarem conectados à Internet.

Além disso, nos laboratórios de informática são disponibilizados alguns softwares para exploração de tópicos específicos do curso.

Serviços

A) Política de Acesso aos Laboratórios e Horário de Funcionamento

Os Laboratórios possuem um Monitor que disciplina a sua utilização, sempre à disposição dos alunos e dos docentes. Além dele, outros funcionários responsáveis pela administração/manutenção dos laboratórios também estarão à disposição para orientação aos alunos, visando uma melhor utilização do local e um melhor aproveitamento das atividades práticas desenvolvidas no laboratório.

B) Plano de Manutenção dos Laboratórios

Os técnicos e monitores são responsáveis por supervisionar e manter os Laboratórios de Informática em condições de uso. Para tanto, possuem qualificação adequada e estão em constante treinamento.

Para apoio aos experimentos, testes e as instalações que requeiram mais cuidados, o apoio é executado diretamente pelo pessoal do Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC).

Periodicamente, são realizadas atividades de manutenção. Os problemas não resolvidos internamente são encaminhados para uma empresa externa.

O suporte e manutenção dos equipamentos obedecem o seguinte Programa de Manutenção

Manutenção Permanente: Realizada pelos monitores. Consiste na verificação diária do funcionamento normal de todos os computadores, antes do início de cada turno de utilização dos Laboratórios de Informática.

Manutenção Preventiva: Realizada semanalmente nos Laboratórios de Informática pelos técnicos e monitores que verificam as conexões e o estado geral dos equipamentos.

Manutenção Corretiva (interna): Realizada pelos técnicos do Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC). Consiste na solução dos problemas detectados na manutenção permanente e preventiva.

Manutenção Corretiva (externa): Realizada por empresa de suporte externa. Consiste na solução dos problemas detectados na manutenção permanente e preventiva não solucionada pela manutenção corretiva interna. Realiza manutenção e/ou troca de componentes. As manutenções externas são realizadas por empresas contratadas.